Mais 1.016 celulares recuperados são devolvidos em novo lote do programa 'Meu Celular' no Ceará
Devolução de novo lote de aparelhos furtados, roubados ou perdidos se iniciou nesta sexta (14) e segue até a próxima semana
Mais 1.016 aparelhos celulares recuperados por meio do programa 'Meu Celular', criado pelo Governo do Ceará, começaram a ser devolvidos aos proprietários nesta sexta-feira (14), durante evento com a presença do governador, Elmano de Freitas, no Centro Integrado de Segurança Pública (Cisp), em Fortaleza.
Implementado desde abril de 2024, o programa já recuperou mais de seis mil celulares furtados, roubados ou perdidos em solo cearense. Segundo Elmano de Freitas, a ação tem, inclusive, resultado em uma queda significativa de roubo e furto de celulares no Ceará.
Veja também
Ao todo, o novo lote deve ser entregue desta sexta-feira até a próxima semana, conforme divulgou o próprio Governo do Estado.
"Estamos devolvendo, nesse período em que lançamos o programa, mais de 6 mil celulares, e tivemos uma redução de furto e roubo. Resultado do trabalho intenso das nossas Forças de Segurança e, ao mesmo tempo, articulado com o Poder Judiciário, Ministério Público e as operadoras", declarou Elmano de Freitas nesta sexta-feira (14).
O Meu Celular possui duas frentes de atuação: a ferramenta criada por meio do site e as operações da Polícia Civil do Ceará. Dando continuidade ao trabalho, a PCCE busca identificar os proprietários de aparelhos recuperados em operações, cruzando tanto as investigações realizadas pelo setor de Inteligência como as informações fornecidas pelas operadoras telefônicas e os Boletins de Ocorrência.
Como utilizar o 'Meu Celular'?
Um perfil deve ser criado pelos usuários de aparelhos celulares no site do Meu Celular, onde serão informados dados pessoais, além de detalhes do aparelho como a marca, o modelo, IMEI e nota fiscal, caso ainda a possua.
Se o celular roubado, furtado ou extraviado, o usuário pode acessar a plataforma e protocolar a ocorrência, ativando em um alerta para sinalizar a restrição.
Esse alerta, então, fica pré-ativado, inicialmente, por 72 horas. Logo em seguida, o usuário deve formalizar um Boletim de Ocorrência (BO) com o IMEI, etapa que, quando concluída, transforma o alerta para a cor vermelha até que ele seja recuperado.