Empresa do golpe da 'peneira' de futebol enganou famílias no Ceará e tem sede em sala que não existe
Site promete seleção para atletas a partir de 14 anos e usa a imagem e o nome da Federação Cearense de Futebol
O golpe da falsa "peneira" no Ceará já enganou famílias que queriam inscrever seus filhos em uma experiência para atletas de 14 a 24 anos que tem sido divulgada com o nome e a marca da Federação Cearense de Futebol (FCF). A entidade entrou com uma notícia-crime na Polícia Civil do Ceará (PCCE) pois está sendo usada na divulgação de um evento inverídico com promessa de seleções, olheiros, palestras, testes e até jogos-treino na Arena Castelão.
Criado para o golpe, o site "futebolpeneirace.com.br" mostra que o responsável pelo evento é uma empresa supostamente chamada "Organização Elaine Ribeiro Eventos", com endereço na Avenida Santos Dumont, no bairro Aldeota, em Fortaleza. O Diário do Nordeste foi até o local e constatou que os dados são falsos.
O logradouro pertencente a um edifício comercial, mas a sala indicada no site não existe nesse prédio. Funcionários que trabalham no local informaram à reportagem que diversas pessoas enganadas já ligaram e foram presencialmente atrás de informações, inclusive pais e mães com adolescentes e crianças.
A farsa acontece, pelo menos, desde o ano passado, segundo os trabalhadores do prédio comercial. O nome da organização é falso e já chegou a mudar. Os golpistas já se passaram também como "Organização José Guize Eventos", com o mesmo endereço e sala falsa.
Em nota, a Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE) informou que a Delegacia de Defraudações e Falsificações (DDF) recebeu a notícia-crime e avalia as informações e documentações para dar seguimento às investigações. "Outras informações serão repassadas em momento oportuno para não comprometer os trabalhos policiais", diz a Corporação.
Golpe em escala nacional
De acordo com o site "Registro.br", focado em registro de domínios, o site está registrado em nome de Eduardo Pereira Soares e foi criado no dia 24 de maio de 2023. Meses depois, em setembro, o site foi modificado.
A mesma prática é usada contra federações de estados como Alagoas, Pernambuco, Pará, Paraná, Minas Gerais e Rio de Janeiro e usam o mesmo molde, design e texto, mudando somente o final do nome do site e a logomarca da federação correspondente.
Os registros dos sites são feitos por diferentes pessoas, conforme a plataforma de domínio, e todos foram criados em 2023. A Federação Alagoana de Futebol (FAF), inclusive, divulgou nota para alertar sobre o golpe em janeiro deste ano.
Com logomarca e nome da FCF, os sites vendem a R$ 60 uma inscrição onde é incluso café da manhã, almoço e traje de jogo, e menores de idade ainda podem levar um acompanhante sem custo adicional. Eles alertam que as inscrições estão abertas até o próximo dia 17 de março.
O site afirma ainda que a falsa seleção será a maior do Estado do Ceará e que o evento contará com a presença de "ex-jogadores com passagem pela seleção brasileira, atletas de grandes clubes do estado, empresários e olheiros dos maiores times do Brasil e de mais 7 países".
A falsa "peneira" diz ser destinada para jovens com idade entre 14 e 24 anos. Os estelionatários destacam que o evento ocorrerá durante o dia inteiro, com refeições pagas pelos organizadores e, no fim do dia, sairá a lista dos escolhidos.
"Você pode ser selecionado por olheiros de grandes times do Brasil (Santos, RB Bragantino, Flamengo, Botafogo, Bahia, Internacional, Cruzeiro, além de representantes de 7 países, Alemanha, Espanha, Inglaterra, Holanda, França, Bélgica, Portugal)".
Uma "peneira" no futebol é uma ação de clubes para descobrir novos atletas nas categorias de base, para uma eventual seleção em times. Geralmente ela é feita entre menores de 18 anos que ainda não fizeram estreia profissional.
Federação repudia crime
A queixa-crime que solicita uma investigação foi assinada pelos diretores jurídicos da FCF Leandro Vasques, Eugenio Vasques e pelo advogado Afonso Belarmino.
A Federação tomou conhecimento que sua logomarca e o nome de foram usados ilegalmente por golpistas. A entidade destaca que, "por óbvio, não endossa de forma alguma tal iniciativa criminosa".
Segundo o advogado Leandro Vasques, "trata-se, infelizmente, de golpe corriqueiro no cenário futebolístico nacional, dada a existência de sites de conteúdo semelhante relacionados a federações de outros Estados, os quais se aproveitam da esperança de milhares de jovens atletas e suas famílias, que não perdem apenas dinheiro, mas também têm sua confiança seriamente abalada diante da frustração, desmotivando-se a continuar perseguindo seus sonhos no esporte".
"Se podemos sonhar, também podemos tornar nossos sonhos realidade….mas a que ponto chega a maldade dessas pessoas que buscam ludibriar jovens sonhadores e suas famílias. Isso é desumano e precisa ser combatido com todo rigor. Sufocar esperanças, alimentar expectativas e depois estrangulá-las com tamanha vilania. Confiamos que a polícia diligentemente irá identificar esses falsários e colocá-los atrás das grades, que é o lugar que merecem…e que isso ocorra em todas as localidades onde essa nefasta prática tem sido desenvolvida".