Federação Cearense de Futebol denuncia existência de golpe da 'peneira' no Estado
Os golpistas usam um site com a marca da Federação para cobrar R$ 60,00 por uma seleção de atletas que não existe. Golpe também já foi denunciado por entidades do futebol de vários estados brasileiros
A Federação Cearense de Futebol (FCF) ingressou com uma notícia-crime na Polícia Civil do Ceará pedindo a abertura de inquérito para apurar o golpe da "peneira", que está em andamento no Ceará. Os golpistas usam a internet para cobrar R$ 60,00 pela inscrição da falsa seleção de atletas e informa ainda que os participantes jogariam no Estádio Castelão (Arena Castelão).
Conforme o documento, assinado pelos diretores jurídicos da FCF Leandro Vasques, Eugenio Vasques e pelo advogado Afonso Belarmino, a Federação tomou conhecimento do site https://futebolpeneirace.com.br/1. No endereço eletrônico, os golpistas cobram a taxa de inscrição para o evento de observação de jovens atletas para eventual seleção posterior por times cearenses, em um processo popularmente conhecido como “peneira”.
O site afirma ainda que a falsa seleção será a maior do Estado do Ceará e acontecerá no Estádio Castelão (Arena Castelão). Diz ainda que o evento contará com a presença de "ex-jogadores com passagem pela seleção brasileira, atletas de grandes clubes do estado, empresários e olheiros dos maiores times do Brasil e de mais 7 países".
A falsa peneira diz ser destinada para jovens com idade entre 14 e 24 anos. Jogando com o sonho de adolescentes e jovens que desejam ser jogadores de futebol, os estelionatários destacam que o evento ocorrerá durante o dia inteiro, com refeições pagas pelos organizadores e, no fim do dia, sairá a lista dos escolhidos.
"Você pode ser selecionado por olheiros de grandes times do Brasil (Santos, RB Bragantino, Flamengo, Botafogo, Bahia, Internacional, Cruzeiro, além de representantes de 7 países, Alemanha, Espanha, Inglaterra, Holanda, França, Bélgica, Portugal)".
Por fim, diz que os selecionados poderão atuar em times montados especificamente para serem vitrines de jogadores. O site da falsa "peneira" afirma que as inscrições irão até o dia 17 deste mês e as vagas são limitadas. O pagamento pode ser feito por pix. O endereço dos supostos organizadores do evento fica em um prédio situado na Avenida Santos Dumont.
Veja também
A FCF afirma que os golpistas utilizam indevidamente o nome e a logomarca institucional da Federação. A entidade destaca que, "por óbvio, não endossa de forma alguma tal iniciativa criminosa".
Para o advogado Leandro Vasques, "trata-se, infelizmente, de golpe corriqueiro no cenário futebolístico nacional, dada a existência de sites de conteúdo semelhante relacionados a federações de outros Estados, os quais se aproveitam da esperança de milhares de jovens atletas e suas famílias, que não perdem apenas dinheiro, mas também têm sua confiança seriamente abalada diante da frustração, desmotivando-se a continuar perseguindo seus sonhos no esporte".
O documento foi protocolado na Polícia Civil na tarde desta quarta-feira (13). A reportagem fez buscas na internet com o nome dos organizadores e encontrou a mesma prática em federações de vários estados como Pernambuco, Alagoas, Pará, Paraná, Minas Gerais, Rio de Janeiro.