Universidades públicas do interior do Ceará decidem manter aulas remotas mesmo após liberação

O último decreto liberou as aulas de forma presencial, contudo, as instituições optaram por encerrar o semestre letivo no modelo virtual. Só a UFC anunciou data para o retorno presencial

Escrito por André Costa , andre.costa@svm.com.br
Legenda: Instituições do Interior cearense mantêm aulas remotas e não estimam prazo para retorno presencial
Foto: Thiago Gadelha

As Universidades Federal do Cariri (UFCA), Regional do Cariri (Urca), Estadual do Ceará (Uece), Estadual do Vale do Acaraú (UVA) e Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), todas com campus no Interior cearense, decidiram manter o ensino superior de forma remota mesmo após autorização do novo decreto estadual, anunciado no último fim de semana pelo governador Camilo Santana (PT).

A Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab), Campi Redenção, foi a única que não respondeu aos questionamentos da reportagem até a publicação desta matéria.

Já a Universidade Federal do Ceará (UFC) estimou, por meio de nota, que as aulas voltem a ser obrigatoriamente presencias apenas no semestre letivo 2021.2, previsto para ser iniciado em 27 de setembro, "assim permanecendo o cenário de redução dos efeitos da pandemia". 

Legenda: NA UFCA, apenas o curso de Medicina está sendo ministrado de forma presencial
Foto: Antonio Rodrigues

Conforme nota da UFCA, serão mantidas "as aulas dos seus cursos em formato remoto conforme estabelecido pela Resolução Consuni Nº 49 de 08 de dezembro de 2020. O semestre vigente -2020.2 – seguirá até 6 de setembro próximo".

Entendemos que, para o retorno seguro às atividades presenciais, será necessária ampla vacinação, com primeira e segunda doses, quando for o caso, não só dos docentes, dos técnicos administrativos e dos colaboradores terceirizados, mas de todos os alunos. 
UFCA

Por fim, cabe ressaltar que, conforme o Estatuto da UFCA, os encaminhamentos de ordem administrativa e/ou acadêmica são decididos de forma autônoma e soberana pelo Conselho Universitário (Consuni) da UFCA.

Legenda: Em nota, a UFC informou que fica facultado ao professor a decisão pelo retorno presencial das aulas de suas disciplinas, sem deixar de lado o modo remoto
Foto: Divulgação

A Universidade pontuou, contudo, que a partir do próximo dia 5 de julho, o curso de Medicina terá aulas práticas e no formato presencial até o dia 7 de agosto - data de encerramento do atual semestre letivo.

Ao justificar a manutenção do ensino remoto, a UFCA acrescentou que "o referido decreto autoriza a volta das aulas presenciais para o ensino superior, mas não exclui a possibilidade da continuação das aulas no formato remoto".

A Instituição não estimou, assim como fez a UFC, um prazo para retorno, ao destacar que essa decisão "dependerá do avanço da cobertura da vacina contra a Covid-19".

A Urca, outra universidade pública da região Sul cearense, mantém decisão semelhante. A assessoria de comunicação sublinhou que as aulas remotas serão preservadas e, a decisão futura para mudança no quadro será discutida pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe). No entanto, ainda não há data prevista para realização da reunião do Conselho. 

Veja também

Região Norte

A Reitoria da UVA, Instituição sediada em Sobral, declarou que manterá de forma remota as aulas do atual semestre letivo, previsto para encerrar em 7 de agosto de 2021.

"O retorno às atividades presenciais de ensino para o semestre 2021.1, será discutido pelo Comitê de Enfrentamento à Pandemia no Âmbito da UVA e pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE/UVA)". 

A avaliação sobre a possibilidade de retorno às atividades presenciais considerará as especificidades da UVA, enquanto Universidade de abrangência regional, que recebe estudantes de 53 municípios da região Norte e que apresentam realidades epidemiológicas distintas da de Sobral.
UVA

A Universidade destacou ainda que, contendo as deliberações sobre o retorno às atividades presenciais de ensino na UVA, "será comunicada posteriormente juntamente com o Calendário Acadêmico para o Semestre Letivo 2021.1". A nota da Reitoria conclui afirmando "que as deliberações sobre este tema poderão ser revistas, a qualquer tempo".

Legenda: O semestre letivo em curso será finalizado de forma remota na Uece, que deliberará a decisão sobre o retorno das aulas presenciais
Foto: Divulgação

Decisão unificada

A Uece e IFCE, ambas com campus na Capital cearense e no Interior do Estado, manterão um cronograma unificado. O Instituto Federal informou que "o planejamento [quanto ao retorno do ensino presencial] está sendo desenvolvido e envolve análise dos indicadores de saúde".

Destacou ainda que "os estudos sobre tecnologias educacionais, formas de ensino, compra de insumos, reformas e adequações de ambientes, além de considerar os aspectos das particularidades locais – a exemplo de transporte escolar e alinhamento com calendários de demais escolas da rede pública".

A Uece também confirmou que o retorno às aulas presenciais "será matéria para discussão e deliberação do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão da instituição (CEPE)", órgão superior da Universidade. O mesmo avaliará essa viabilidade.

O semestre letivo em curso, 2020.2, será finalizado de forma remota.
UECE

Assuntos Relacionados