Legislativo Judiciário Executivo

Vereador de Fortaleza anuncia falsa morte de Raimundo do Queijo e pede minuto de silêncio

O comerciante de 90 anos foi homenageado em reportagem do Diário do Nordeste que o celebra como patrimônio vivo da Cidade

Escrito por
Luana Severo luana.severo@svm.com.br
(Atualizado às 11:58)

Vereadores da Câmara Municipal de Fortaleza (CMF) fizeram um minuto de silêncio, na sessão ordinária desta terça-feira (30), em respeito ao suposto "falecimento" de Raimundo Oliveira Araújo, conhecido na Capital como Raimundo do Queijo. O momento foi puxado pelo vereador Professor Aguiar Toba (PRD). Mas, o que os parlamentares não sabiam — e descobriram durante os primeiros segundos da homenagem ao comerciante —, é que Raimundo está vivo.

"Não procede, amigo, estou falando com ele agora. [...] Estou falando com ele aqui ao telefone, graças a Deus", interferiu o vereador Benigno Júnior (Republicanos), amigo do empreendedor. Em seguida, Toba explicou que se equivocou ao ler uma reportagem do Diário do Nordeste que celebra os 90 anos de Raimundo do Queijo como patrimônio vivo da Cidade.

Professor Aguiar Toba discursa na tribuna da Câmara Municipal de Fortaleza. Ele é um homem idoso de cabelo branco e está de terno branco, gravata preta e camisa social branca.
Legenda: O momento de silêncio foi pedido pelo vereador Professor Aguiar Toba.
Foto: Érika Fonseca/CMFor

"A gente pede desculpa aqui, viu? Graças a Deus. Muito importante saber. [...] Me deram a notícia errada, graças a Deus. Me desculpem os demais", se desculpou o parlamentar, com a mão no peito. "A notícia do Diário do Nordeste está dizendo que ele é patrimônio de Fortaleza, não está dizendo que o homem morreu, não", reforçou outro.

O momento arrancou risada de parte da Câmara, mas desagradou outra ala, que se assustou com a "notícia" errada.

Familiares do comerciante lamentaram a postura do parlamentar. "É absurdo, o pessoal não sabe interpretar [um título de reportagem]", criticou Adriano Veras, filho de Raimundo. Segundo ele, após a confusão do vereador, vários clientes ligaram para a loja para saber notícias de seu pai. O homenageado, no entanto, pareceu não se importar. Estava "tranquilão", como disse o filho, saindo para o almoço, quando o Diário do Nordeste entrou em contato. 

Quem é Raimundo do Queijo?

Natural de Chaval, no interior do Ceará, Raimundo do Queijo tem 90 anos de idade e se tornou uma figura icônica da Capital cearense. Sua loja, localizada na Travessa Crato, no Centro, é lugar cativo de quem gosta de boa comida e cerveja gelada.

O ponto foi criado em 1978 e funcionava, inicialmente, como frigorífico. Só depois é que Raimundo decidiu entrar no ramo do laticínio, ofício que aprendeu com a mãe. "Vendia leite, engordava boi pra vender, fazia tudo [na fazenda onde morava com a família]", lembra o empreendedor.

Desde 2020, o espaço Raimundo do Queijo é reconhecido como Patrimônio Turístico de Fortaleza.

Assuntos Relacionados