Legislativo Judiciário Executivo

TRE-CE confirma cassação de vereadores de Penaforte por fraude à cota de gênero

A determinação afeta diretamente os vereadores João Paulo do Crediário e Toninho, eleitos pelo PT no ano passado

Escrito por
Ingrid Campos ingrid.campos@svm.com.br
(Atualizado às 17:42)
A imagem mostra uma sessão em andamento em uma sala de tribunal ou plenário. Várias pessoas estão sentadas ao redor de mesas de madeira em formato de “U”, utilizando computadores portáteis e documentos impressos. A maioria veste togas pretas, indicando que são magistrados ou membros do tribunal. Há garrafas de água e papéis sobre as mesas. Ao fundo, estão bandeiras do Brasil e de um estado, além de um crucifixo fixado na parede. Algumas pessoas em pé observam a sessão através de um vidro. O ambiente é formal e organizado, típico de um julgamento ou reunião institucional.
Legenda: A sanção de inelegibilidade às duas candidatas fictícias identificadas foi mantida, mas afastada no caso do presidente municipal do partido, o vereador João Paulo.
Foto: Divulgação/TRE-CE

O Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE) confirmou decisão de primeiro grau e manteve a cassação da chapa de vereadores da Federação Fé Brasil, formada por PCdoB, PT e PV, nessa terça-feira (23). Com isso, os votos recebidos pelas agremiações serão anulados e os quocientes eleitoral e partidário recontados. 

A determinação afeta diretamente os vereadores João Paulo do Crediário e Toninho, eleitos pelo PT no ano passado. A reportagem não localizou os parlamentares para pronunciamentos. O espaço segue aberto.

Veja também

A sanção de inelegibilidade às duas candidatas fictícias identificadas foi mantida, mas afastada no caso do vereador João Paulo, que teria participado da fraude eleitoral, segundo a denúncia. O PontoPoder buscou a presidente da federação para manifestações sobre a decisão, e aguarda retorno.

 

Este conteúdo é útil para você?
Assuntos Relacionados