Legislativo Judiciário Executivo

Prefeito de Fortaleza diz que Capital se prepara para festa de Réveillon com passaporte de vacinação

José Sarto ressaltou ainda que está em diálogo com prefeitos de outras capitais nordestinas para alinhar o formato dos eventos

Escrito por Felipe Azevedo , felipe.azevedo@svm.com.br
Prefeito José Sarto na Câmara Municipal de Fortaleza
Legenda: A fala do prefeito ocorreu durante um debate na Câmara Municipal de Fortaleza, organizado pelo presidente da Casa, vereador Antônio Henrique (PDT)
Foto: Reprodução

O prefeito José Sarto (PDT) disse, em entrevista nesta segunda-feira (8), que a Prefeitura de Fortaleza tem se preparado para realizar as festas de Réveillon e Carnaval 2022 na Capital, com obrigatoriedade da comprovação de vacinação completa pelos participantes.

Segundo ele, a meta é chegar a dezembro com 100% de imunização no público "vacinável", ou seja, aqueles para os quais é garantido o uso das vacinas atualmente desenvolvidas.

A fala do prefeito ocorreu durante um debate na Câmara Municipal de Fortaleza, organizado pelo presidente da Casa, vereador Antônio Henrique (PDT). O evento reuniu políticos para tratar sobre retomada econômica na Região Metropolitana.

Veja também

"Estamos nos preparando para poder ter (Réveillon e Carnaval), garantindo que haja, de alguma maneira, o passaporte vacinal, tem que estar vacinado", destacou Sarto. O prefeito ressaltou os bons índices que Fortaleza tem alcançado em queda no número de internações de óbitos.

Na tarde desta segunda-feira, o Governo do Estado repassou a representantes do setor de eventos que o passaporte de vacinação passará a ser exigido em todo estabelecimento com circulação de pessoas, como bares e academias. A ferramenta é tida como a principal referência no controle e prevenção para a realização das festas de fim de ano.

Passaporte da vacina

Na prática, o passaporte vacinal permite acesso de pessoas a determinados locais e eventos no município apenas com a comprovação do cliclo de vacinação. Para os moradores de Fortaleza, é possível emitir a carteira de vacinação através do site da Prefeitura. 

Ao acessar o site, é preciso preencher o CPF e data de nacimento. Aparecerá a opção “Gerar Comprovante de Vacinação”, por meio do qual será possível visualizar o cartão. A consulta está disponível 24h por dia, todos os dias da semana.

De acordo com a assessoria da Prefeitura, não há necessidade de enviar à Câmara Municipal um projeto de lei para regularizar a exigência de comprovação do ciclo vacinal. 

Perspectivas

De acordo com o prefeito, Fortaleza está em interlocução com o que está sendo pensado para as festividades nas cidades de Recife e Salvador

A expectativa da Prefeitura é que 100% da população vacinável de Fortaleza esteja imunizada até dezembro. Esse público inclui pessoas acima de 12 anos. 

"Se as condições permitirem nós vamos fazer um regramento de população; os jogos de futebol estão sendo de uma certa maneira, eventos-testes na realidade", exemplificou o prefeito. 

Pelas novas regras, o Governo do Estado liberou a ampliação da capacidade de público nos estádios de futebol para 80%, desde que mantida a exigência do esquema vacinal completo, de duas doses ou de dose única (DU). 

Passo a passo para Cartão Digital de Vacinação Covid-19

1) Acesse o site 
2) Clique na opção "Consultar Cadastro”, no canto superior esquerdo
3) Identifique-se preenchendo corretamente: CPF , data de nascimento e confirmação de segurança
4) Clique em consultar
5) na parte inferior da tela clique em: Gerar comprovante de Vacinação
6) Preencha os dados solicitados: Nome da mãe e confirmação de segurança
7) Clique em consultar.