Políticos lamentam morte de Preta Gil; veja repercussões
Cantora morreu neste domingo (20), vítima de câncer
Após a morte de Preta Gil, vítima de um câncer, diversos políticos brasileiros se manifestaram neste domingo (20) nas redes sociais.
O presidente Lula (PT) foi um dos que demonstrou pesar pelo falecimento de Preta Gil. Ele disse inclusive ter ligado para o pai da artista, Gilberto Gil. "À toda a família de Preta, Sandra, o filho Francisco e à neta Sol de Maria, quero deixar um abraço amigo e carinhoso", disse.
"Preta era uma pessoa extremamente querida e admirada pelo público e pelas pessoas que tiveram a felicidade de conviver com ela. Os palcos e os carnavais que ela tanto animou sentirão sua falta", afirmou o presidente.
O vice-presidente, Geraldo Alckmin (PSB), disse na rede X: "Hoje, o Brasil se despede de Preta Gil, uma artista que iluminou nossas vidas com sua alegria contagiante e irreverência. Preta quebrou padrões e lutou contra o preconceito, sempre com coragem e autenticidade. Envio meus mais profundos sentimentos e minhas orações a Gilberto Gil e toda sua família e amigos".
O governador do Ceará, Elmano de Freitas (PT), também lamentou a morte da cantora. "Artista talentosa, mulher corajosa, Preta marcou a cultura brasileira com sua voz, luta e verdade. Sua imensa vontade de viver, mesmo diante das maiores adversidades, foi um exemplo de coragem e esperança para todos nós", escreveu.
O ministro da Educação, Camilo Santana (PT), também lamentou a partida da artista. "O Brasil agradece sua luz e se engrandece com o exemplo de sua coragem! Que Deus te acolha nos braços e conforte familiares e amigos", disse.
Prefeito de Fortaleza, Evandro Leitão (PT), fez uma homenagem a cantora. "Sua coragem e alegria de viver serão sempre lembradas como legado. Vá em paz, Preta", afirma.
Brasil
Também pelas redes sociais, o presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), afirmou que a partida de Preta Gil entristece o país.
"Ela sempre esbanjou otimismo, lutou bravamente até o fim e partiu deixando um grande legado artístico. Meus sentimentos a todos da família Gil, amigos e fãs. Que Deus os conforte nesse momento tão difícil", disse.
A ministra da Igualdade Racial do Brasil, Aniele Franco, postou na rede social X que Preta foi e sempre será potência.
"Uma mulher que enfrentou o racismo, o machismo, a gordofobia e a doença sem nunca perder sua ternura, nem sua voz. Lutou muito por sua vida e por tudo que sempre acreditou".
A ministra lembrou ainda de todo apoio que Preta deu à família Franco em momentos difíceis. "Hoje o Brasil perde mais do que uma artista. Perdemos um símbolo de força, liberdade e amor pela vida".
Prefeito do Recife, João Campos lamentou a morte da cantora o Instagram.
"Mulher forte, talentosa, carismática e com uma alegria de viver que conquistou tantos fãs e amigos por todo o Brasil. Que Deus possa confortar os seus corações".