Legislativo Judiciário Executivo

Marcos Gadelha é o novo secretário da Saúde do Ceará, anuncia Camilo Santana

Informação foi divulgada nesta quinta-feira (19 )

Escrito por Nayana Siebra, Mylena Gadelha e Nícolas Paulino ,
Governador conversa com novo secretario
Legenda: Confirmação de Marcos Gadelha como novo secretário de saúde foi divulgada no início da tarde desta quinta-feira (19) nas redes sociais de Camilo Santana
Foto: Divulgação

O governador Camilo Santana anunciou, nesta quinta-feira (19), que o médico Marcos Antônio Gadelha Maia é o novo secretário da Saúde do Ceará. Ele substitui Dr. Cabeto. 

Veja também

"Anuncio o novo secretário da Saúde do Ceará, que terá a missão de ampliar as melhorias nessa área, tão importante para todos os cearenses. Trata-se do médico cardiologista Marcos Antônio Gadelha Maia, atual secretário Executivo da Saúde", escreveu Camilo. 

Foto: Reprodução/ Facebook

Na mensagem, Camilo voltou a agradecer a administração de Cabeto na pasta. "Desejo boa sorte ao Dr. Marcos Gadelha nessa nobre missão, e reafirmo minha gratidão ao Dr Cabeto, que fez um grande trabalho nos últimos 2 anos e 7 meses. A Saúde terá sempre meu apoio e será sempre prioridade absoluta em nosso Governo", reforçou o governador.

Quem é Marcos Gadelha?

Gadelha já era um dos braços da Sesa e atuava como secretário-executivo de Políticas em Saúde, além de ter sido secretário-adjunto entre agosto de 2015 e dezembro de 2018, na gestão de Henrique Javi

Agora, assume a Pasta em um momento de baixos indicadores da Covid-19 e com a vacinação avançando para a população abaixo de 20 anos no Estado.

Marcos Antônio Gadelha Maia é natural de Fortaleza. Graduado em Medicina pela Universidade Federal do Ceará (UFC), em 1992, é pós-graduado em Clínica Médica no Hospital Universitário Walter Cantídio (Huwc) e em Cardiologia no Hospital Dr. Carlos Alberto Studart Gomes (Hospital de Messejana). 

Além disso, é titulado em Terapia Intensiva pela Associação de Medicina Intensiva Brasileira (AMIB) e tem especialização em Medicina Intensiva, pela Society Of Critical Care Medicine – Fundamental Critical Care Support (FCCS), e em Segurança do Paciente, pela Escola Nacional de Saúde Pública (Ensp), da Fiocruz. 

Sua história profissional começou no Hospital São José (HSJ), também da rede estadual, onde trabalhou como técnico de exames laboratoriais enquanto concluía o curso de Medicina. Após a graduação, foi contratado como médico, e permaneceu no HSJ enquanto concluía a residência em Cardiologia no Hospital de Messejana.

Na unidade de referência em doenças cardíacas do Ceará, foi coordenador da Unidade de Pós-operatório de Cirurgia Cardíaca, coordenador do Núcleo de Segurança do Paciente e diretor-geral, este último cargo entre março e agosto de 2015. 

O médico foi coordenador das Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) do Hospital Regional da Unimed Fortaleza e participou do processo de Acreditação do equipamento pela Organização Nacional de Acreditação (ONA) e Canadense Internacional (ACI), como membro do time de liderança.

Assuntos Relacionados