Apuração Eleições 2024 Legislativo Judiciário Executivo

Lula passará por novo procedimento para complementar cirurgia nesta quinta-feira (12)

Presidente evoluiu bem no pós-operatório imediato, mas precisará de procedimento endovascular

Escrito por
(Atualizado às 18:45)
Lesão atual seria consequência do acidente sofrido por Lula em 19 de outubro, quando caiu no banheiro do Palácio da Alvorada, em Brasília, e bateu a cabeça
Legenda: Lesão atual seria consequência do acidente sofrido por Lula em 19 de outubro, quando caiu no banheiro do Palácio da Alvorada, em Brasília, e bateu a cabeça
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Após passar por cirurgia para tratar uma hemorragia intracraniana, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) precisará passar por novo procedimento cirúrgico, anunciou a equipe do Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, que acompanha o político.

Em nota, os médicos revelaram que, como parte da programação terapêutica, Lula fará complementação de cirurgia com procedimento endovascular – embolização de artéria meníngea média, na manhã desta quinta-feira (12).

Veja também

Ainda segundo a unidade de saúde, o presidente evoluiu bem no pós-operatório imediato, sem intercorrências, realizou fisioterapia, caminhou e recebeu visitas de familiares.

Quadro de saúde estável

Em coletiva de imprensa realizada no final da tarde desta quarta, o Dr. Roberto Kalil Filho garantiu que o presidente se encontra bem, com quadro estável e conversando. 

"A cirurgia transcorreu sem nenhuma intercorrência. Foi feita a drenagem, a trepanação e retirada daquele hematoma. A evolução do presidente foi ótima. Ele se encontra bem, sentado, comendo e se alimentando". 
Dr. Roberto Kalil Filho
Médico de Lula

Conforme Kalil, já estava sendo discutido, como um complemento da cirurgia, esse procedimento cirúrgico para minimizar o risco de, no futuro, voltar a acontecer. "É um procedimento de baixo risco, que está marcado para amanhã de manhã. Porém, o presidente e a Dona Janja fizeram questão de colocar no boletim antes do procedimento", explicou.

O procedimento é simples, não costuma demorar e deve ser realizado em cerca de uma hora. Kalil ainda acrescentou que a complementação da cirurgia não será feita em um centro cirúrgico, já que é possível realizar em uma sala de cateterismo

Na quinta, o médico também detalhou Lula irá retirar o dreno.

Confira o comunicado da equipe do hospital na íntegra:

O Presidente Luiz Inácio Lula da Silva permanece sob cuidados intensivos no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo.

Passou o dia bem, sem intercorrências, realizou fisioterapia, caminhou e recebeu visitas de familiares.

Como parte da programação terapêutica, fará complementação de cirurgia com procedimento endovascular (embolização de artéria meníngea média) amanhã, pela manhã.

Outras atualizações serão dadas durante coletiva de imprensa a ser realizada amanhã às 10 horas.

O Presidente segue sob acompanhamento da equipe médica, sob os cuidados do Prof. Dr. Roberto Kalil Filho e da Dra. Ana Helena Germoglio.

Assuntos Relacionados