Evandro afirma que Guimarães 'tem todo o direito' de tentar Senado, mas decisão passa por 'discussão interna'

Prefeito de Fortaleza falou sobre as articulações para as eleições de 2026 na Live PontoPoder desta quinta (10)

Escrito por
Luana Barros luana.barros@svm.com.br
Evandro Leitão de mãos dadas com José Guimarães
Legenda: Evandro Leitão elogiou José Guimarães e disse que deputado 'tem direito' a pleitear candidatura ao Senado
Foto: Divulgação

O prefeito de Fortaleza, Evandro Leitão (PT), falou sobre uma das pré-candidaturas do Partido dos Trabalhadores ao Senado Federal em 2026. Ele elogiou o líder do Governo Lula (PT) na Câmara dos Deputados, José Guimarães (PT), mas reforçou que a decisão sobre as vagas na chapa das eleições do próximo ano passa por "discussão interna". 

"O deputado José Guimarães é um grande parlamentar, uma referência dentro do nosso partido, uma pessoa que tem uma larga folha de serviços prestados ao estado do Ceará e, porque não dizer, ao Brasil, e tem todo o direito de pleitear o seu nome para ser um dos nossos candidatos ao Senado Federal".
Evandro Leitão
Prefeito de Fortaleza

"Acho mais do que natural, mas isso também passa por uma discussão interna", ressaltou o prefeito de Fortaleza durante a Live PontoPoder, nesta quinta-feira (10). 

Guimarães não é o único pré-candidato ao Senado Federal dentro do Partido dos Trabalhadores. A também deputada federal e ex-prefeita de Fortaleza, Luizianne Lins (PT), teve a pré-candidatura a senadora lançada na última segunda-feira (7)

Veja também

Evandro Leitão, no entanto, não citou Luizianne na resposta — apesar de ter sido perguntado sobre ambos os pré-candidatos do PT ao Senado. Evandro e Luizianne disputaram internamente, em 2024, a vaga de candidato à Prefeitura de Fortaleza. 

O prefeito reforçou ainda a crença na construção de uma "unidade" dentro do partido para a decisão sobre o processo eleitoral de 2026. "Agora, temos que ter humildade, saber ouvir e, em alguns momentos, dar um passo para trás, para depois dar dois, três para frente. Acredito muito que a gente possa chegar a essa unidade e, tomara deus, que a gente possa", disse.

Pré-candidatos ao Senado Federal

A disputa por uma das vagas da chapa governista ao Senado Federal não está apenas entre os dois petistas. Lideranças de outros partidos que integram o Governo Elmano de Freitas (PT) também têm manifestado o desejo de concorrer, em 2026, ao Senado, ou têm sido apontados por aliados.

Entre eles, estão o deputado federal Eunício Oliveira (MDB), o deputado federal Júnior Mano (PSB), o presidente do Republicanos Ceará, Chiquinho Feitosa e o chefe da Casa Civil do Ceará, Chagas Vieira

Veja também

O senador Cid Gomes (PSB), por outro lado, tem falado que não deve ser candidato à reeleição, apesar de manifestações de apoio de um dos principais líderes do grupo governista, o ministro da Educação, Camilo Santana (PT), e do presidente do PSB Ceará, Eudoro Santana (PSB). 

Cid, na verdade, manifestou apoio a candidatura de Júnior Mano ao Senado, revelando que assumiu compromisso com o deputado federal antes da filiação de Mano ao PSB

Este conteúdo é útil para você?