Eleições 2024 em Caucaia: Naumi Amorim é eleito novo prefeito
O político é filiado ao PSD. Ele venceu o pleito com mais de 60% dos votos válidos
Com 60,84% dos votos válidos, em 97,37% das urnas apuradas, Naumi Amorim (PSD) é eleito o novo prefeito de Caucaia, na Região Metropolitana de Fortaleza, neste domingo (27).
O político volta ao comando do Executivo municipal após quatro anos fora. Ele foi prefeito de Caucaia entre 2017 e 2020, mas perdeu a reeleição, à época, para o atual prefeito do município, Vitor Valim (PSB).
Nascido em Tauá e criado em Parambu, no Sertão dos Inhamuns, Naumi é empresário e deputado federal, mas também já cumpriu mandato parlamentar na Assembleia Legislativa do Ceará (Alece).
Ele é casado com a ex-deputada estadual Érika Amorim, atual coordenadora do PSD Mulher no diretório estadual, com quem tem três filhos: Lamartine, Lucas e Vitória. No entanto, tem, também, outros quatro filhos frutos de relacionamentos anteriores.
Veja também
Principais propostas
Dentre as principais propostas do prefeito eleito para a Saúde, estão a construção de um hospital infantil e de outro para atendimento adulto com atendimento de urgência e emergência.
Ele também prometeu destinar 100% do Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU) recolhido pelo Município para a saúde municipal e criar um centro de referência para cuidado de pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA).
Já para a Guarda Municipal, o político se comprometeu a armar a equipe, criar uma patrulha municipal motorizada e outra específica para o combate à violência contra a mulher, chamada "Ronda Maria da Penha".
Na área da Infraestrutura, ele pretende recuperar a Lagoa do Tabapuá, construir novas praças públicas e restaurar calçadões. Já na Educação, ele garante ampliar e reformar escolas, ampliar o número de cuidadores da educação especial, criar escolinhas esportivas nas unidades educacionais e um cursinho preparatório para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
Quem é a nova vice-prefeita de Caucaia
Priscila Menezes, do MDB, é a nova vice-prefeita de Caucaia. Nascida na cidade, Priscila tem 34 anos e é formada em Direito, mas, atualmente, cursa Fonoaudiologia.
Ela é filha do atual presidente da Câmara de Vereadores da cidade, Dr. Tanilo (PDT), e da servidora pública Serginete.
A vice já foi eleita vereadora de Caucaia em 2016, pelo PRP, e atuou, principalmente, com pautas relacionadas à capacitação e inclusão de jovens no mercado de trabalho. Antes disso, em 2012, ela pleiteou vaga na Casa Legislativa pelo PSC.
Quem é a nova primeira-dama de Caucaia
Érika Amorim (PSD) volta a ser a primeira-dama de Caucaia. Ela retoma o posto após o marido, Naumi Amorim (PSD), conquistar o cargo de prefeito da cidade neste domingo (27) — segundo turno das eleições municipais. A primeira-dama é formada em Administração de Empresas pelo Centro Universitário 7 de Setembro e tem mestrado em Ciência Política.
Ela já foi deputada estadual, eleita em 2018, e disputou eleições para senadora da República em 2022, mas perdeu o pleito para o ex-governador do Ceará e atual ministro da Educação, Camilo Santana (PT). Érika nasceu em Fortaleza, mas morou em Parambu, no interior do Estado, e no Rio Grande do Sul. É casada com Naumi há mais de 20 anos e já trabalhou com o marido na gestão pública, ocupado o cargo de secretária municipal de Governo e Articulação Política.
Além disso, esteve à frente da força-tarefa do município para recuperar o Selo Unicef. Nas redes sociais, ela se apresenta como esposa do prefeito eleito, coordenadora do PSD Mulher no Ceará, cristã e mãe de três.