Quem ganhou a eleição para senador do Mato Grosso em 2022?

Eleitores escolheram um senador neste ano

Escrito por Redação ,
Wellington Fagundes fala em sessão do Senado Federal
Legenda: Político foi vice-líder do governo no atual mandato e líder do próprio partido, o PL
Foto: Agência Senado

Os eleitores do Mato Grosso reelegeram, neste domingo (2), Wellington Fagundes (PL) como senador pelos próximos oito anos. Com 99% das urnas apuradas, o candidato foi matematicamente eleito com mais de 63,54% dos votos válidos.

Ele integrará a bancada do Estado na Casa legislativa, ao lado dos parlamentares Jayme Campos (União Brasil) e Margareth Buzetti (PP).  

Veja também

As urnas fecharam às 17 horas (horário de Brasília). O segundo mais votado foi Antônio Galvan (PTB), com 25,95%, conforme os dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).   

Quem é Wellington Fagundes? 

Natural de Rondonópolis, Mato Grosso, Wellington Antonio Fagundes, de 65 anos, é veterinário, com pós-graduação em Ciência Política, e senador pelo Estado.   

Durante o mandato atual na Casa legislativa, foi vice-líder do governo e líder do próprio partido, o PL. Ainda presidiu a comissão Senado do Futuro, e hoje coordena a Frente Parlamentar da Logística de Transportes e Armazenagem.  

O político foi também presidente da Associação Comercial Industrial de Rondonópolis, entre 1983 e 1986. No seguinte, assumiu a Secretaria de Planejamento em Rondonópolis. Sete anos depois, foi eleito deputado federal, tendo sido reeleito em 1994, 1998, 2002, 2006 e 2010. Desde 2009 é presidente do PL no Mato Grosso. 

Candidatos

No Mato Grosso, concorreram ao Senado Federal os seguintes nomes:    

  • Antônio Galvan (PTB) 
  • Dr. Jorge Yanai (DC) 
  • Feliciano Azuaga (Novo) 
  • José Roberto (Psol)  
  • Kássio Coelho (Patriota) 
  • Neri (PP)  
  • Wellington Fagundes (PL) 

Eleitores escolheram um senador em 2022  

Nesta eleição, os cidadãos elegeram somente um senador, dos três que compõem a bancada de cada estado e do Distrito Federal. No pleito de 2018, os eleitores escolheram dois parlamentarem para representarem as federações e a Capital.   

Esse revezamento acontece devido à diferença entre o tempo de mandato para o cargo (oito anos) e o intervalo das eleições para o Senado Federal (quatro anos).  Assim, a cada pleito, a Casa renova, alternadamente, um terço e dois terços das 81 cadeiras.  

Em todo o Brasil, 156.454.011 pessoas estão aptas a votar em 2022. No Mato Grosso, segundo os números do TSE, são 2.469.414 eleitores. 

Assuntos Relacionados