Apuração Presidente por Estado 1º Turno Dúvidas Frequentes

Eleições 2022 ao vivo: Acompanhe o segundo turno em tempo real

Tarde de votação é marcada por denúncias que levaram o TSE a cobrar explicações sobre operações da PRF que estariam impedindo o transporte de eleitores

Escrito por Redação ,
fila em ponto de votação
Legenda: Movimentação é tranquila na Escola de Ensino Infantil e Ensino Fundamental (EEIEF) Francisco Martins de Moraes, no Icaraí, em Caucaia
Foto: Lucas Falconery/SVM

As urnas das sessões eleitorais estão abertas, em todo o País, até as 17 horas deste domingo (30). Além da escolha do novo presidente, em 12 estados, novos governadores serão escolhidos. A votação segue o horário de Brasília

No começo da tarde, denúncias nas redes sociais fizeram o presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Alexandre de Moraes, determinar que o diretor-geral da Polícia Rodoviária Federal (PRF), Silvanei Vasques, preste imediatamente informações sobre as razões para a realização de operações em rodovias.

Veja também

Candidatos à Presidência votaram pela manhã

No Rio de Janeiro, o presidente e candidato à reeleição, Jair Bolsonaro (PL), votou assim que as urnas abriram na Vila Militar.

de camisa amarela, Jair Bolsonaro acenando
Legenda: Jair Bolsonaro (PL) votou na Vila Militar, no Rio de Janeiro
Foto: Mauro Pimentel/AFP

Pouco depois das 9h, o candidato Luiz Inácio Lula da Silva (PT) votou em escola estadual João Firmino, em São Bernardo do Campo (SP).

lula com comprovante de votação
Legenda: Lula votou em escola estadual de São Bernardo do Campo (SP)
Foto: Reprodução/TV Globo

Em alguns países, como Nova Zelândia, Austrália, Coreia do Sul e Japão, às 6h deste domingo já tinha sido encerrada a votação, com resultados extraoficiais já divulgados. Portugal, França e outros países registram grandes filas durante a votação.

Acompanhe em tempo real

Veja também

Pode votar?

fila em escola de sobral antes da votação
Legenda: Maior local de votação de Sobral, na Região Norte, a escola Jarbas Passarinho, no bairro Junco, registrava fila antes da abertura dos portões
Foto: Mateus Ferreira/SVM

Quem não votou no primeiro turno pode votar neste segundo? Pode. A falta no primeiro turno não é empecilho para votação no segundo turno. A Justiça Eleitoral considera cada turno eleitoral um evento independente. Portanto, mesmo tendo faltado, o eleitor deve comparecer às urnas novamente neste domingo.

Hoje é feriado?

Uma decisão colegiada da Seção Especializada I, do Tribunal Regional do Trabalho da 7ª Região (TRT7) confirmou o entendimento de que este domingo de eleições é feriado.

Veja também

Assim, neste dia de segundo turno, só podem trabalhar as categorias que tenham permissão para atuar no feriado prevista em lei ou que tenham convenção coletiva de trabalho possibilitando o serviço nessas datas.  

Assuntos Relacionados