Legislativo Judiciário Executivo

Capitais brasileiras registram manifestações pró-Bolsonaro no 7 de Setembro

Apoiadores do presidente realizaram atos em cidades como Fortaleza, São Paulo, Rio de Janeiro, São Luís e Porto Velho

Escrito por Luana Barros , luana.barros@svm.com.br
Em Fortaleza, concentração do protesto foi na Praça Portugal
Legenda: Em Fortaleza, concentração do protesto foi na Praça Portugal
Foto: Kid Junior

Manifestações a favor do presidente Jair Bolsonaro (PL) estão sendo realizadas em diversas capitais do País. Candidato à reeleição, o presidente participou das mobilizações em Brasília e no Rio de Janeiro (RJ). Mobilizações pró-Bolsonaro têm se tornado tradição no dia 7 Setembro, data da Independência do Brasil - que em 2022, completa o bicentenário. 

Em algumas cidades cidades - como Fortaleza, São Luís (MA) e Porto Velho (RO) - apoiadores saíram em carretas pelas ruas, identificados, principalmente, pela bandeira do Brasil e com carros de som tocando jingles de Bolsonaro. 

Veja também

Já São Paulo (SP), a avenida Paulista foi o cenário escolhido para a mobilização. Além da bandeira do Brasil, manifestantes também levaram faixas com críticas ao Supremo Tribunal Federal, a favor do voto impresso e exaltando o Governo Bolsonaro. 

Confira cidades

Fortaleza (CE)

Em Fortaleza, manifestantes realizaram uma carreata a favor do presidente Bolsonaro. Com concentração no entorno do estádio Castelão, no bairro Passaré, o ato seguiu pelas ruas da capital cearense até a Praça Portugal, no bairro Aldeota. 

A praça é um dos principais locais de concentração de atos a favor do presidente, desde antes da posse de Bolsonaro, em 2019. 

Com bandeiras do Brasil nos carros e tocando jingles a favor da candidatura à reeleição do presidente, a mobilização iniciou por volta das 14 horas. Vereadores e deputados bolsonaristas participaram da carreata. 

Manifestação em Fortaleza
Legenda: Carreata pró-Bolsonaro saiu do entorno do estádio Castelão e seguiu em direção a Praça Portugal, no bairro Aldeota
Foto: Kid Júnior

Brasília (DF)

Realizada logo depois do desfile cívico-militar que celebrou o bicentenário da Independência do Brasil, a mobilização pró-Bolsonaro contou com a participação do próprio presidente. 

Após assistir ao desfile na Esplanada dos Ministérios, Bolsonaro subiu no trio elétrico e fez discurso com forte tom eleitoral para apoiadores - que ocupavam uma outra faixa da Esplanada. 

O presidente afirmou que existe uma "luta do bem contra o mal" e que "a vontade do povo se fará presente". Ainda com forte resistência no eleitorado feminino, Bolsonaro aproveitou para elogiar a primeira-dama Michelle Bolsonaro.

Bolsonaro e Michele Bolsonaro
Legenda: O presidente participou do desfile militar em celebração à Independência do Brasil
Foto: Reprodução/ Youtube Flávio Bolsonaro

Ele comparou a esposa com "outras primeiras-damas", beijou Michele e, em seguida, puxou coro de "imbrochável". 

No chão, diversos manifestantes com faixas exigindo a destituição de membros do Supremo Tribunal Federal (STF), pedindo intervenção militar e afirmando existir uma "ditadura da toga". 

Rio de Janeiro (RJ)

Na capital carioca, a mobilização foi realizada em Copacabana. Novamente, muitos manifestantes carregavam faixas com críticas ao STF e também ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE). 

Algumas inclusive com pedidos antidemocráticos, como exigindo a destituição de ministros e intervenção federal. 

Bolsonaro chegou ao Rio de Janeiro por volta das 14 horas. Logo após a chegada, seguiu para uma motociata que deve encerrar na área de concentração da mobilização. A previsão é que o presidente fale aos manifestantes. 

São Paulo (SP)

O ato na avenida Paulista, em São Paulo, começou por volta das 10 horas da manhã desta quarta-feira (7). A concentração foi feita em frente ao Museu de Arte de São Paulo. 

Candidatos aliados a Bolsonaro, assim como deputados federais e estaduais bolsonaristas participaram da mobilização.

Vestidos de verde e amarelo, os apoiadores do presidente levaram faixas em diversos idiomas - como francês e inglês, além do português - em novos protestos contra instituições como o STF. 

Durante o discurso, também foi criticada a decisão da Justiça Eleitoral de impedir o eleitor de votar caso ele insista em levar o celular para dentro da cabine de votação. A decisão foi tomada para garantir o sigilo do voto. 

São Luís (MA)

O ato pró-Bolsonaro na capital do Maranhão começou por volta das 8h30. Manifestantes se reuniram para carreata indo em direção ao litoral de São Luís. 

O ex-presidente Lula (PT) foi um dos alvos de críticas durante a manifestação, que contou com bandeiras do Brasil e faixas de apoio à reeleição do presidente Jair Bolsonaro. 

Maceió (AL)

Os manifestantes iniciaram o ato na manhã desta quarta-feira (7).  Eles saíram em caminhada, acompanhados por trio elétrico, enquanto empunhavam faixas e cartazes com o nome do presidente Bolsonaro. 

Assim como em outras capitais, alguns manifestantes levaram faixas com críticas - inclusive antidemocráticas - ao STF. 

Porto Velho (RO)

Também durante a manhã, apoiadores do presidente Bolsonaro se reuniram na região central de Porto Velho, capital de Rondônia. 

Semelhante ao que ocorreu em outras cidades, as cores verde e amarelo predominaram nas roupas dos manifestantes, que também proferiram palavras de apoio à reeleição de Bolsonaro. 

Campo Grande (MS)

Em Campo Grande, capital de Mato Grosso do Sul, o ato pró-Bolsonaro foi organizado por empresas de transporte de cargas e comerciantes. 

A concentração começou por volta de 6h30 da manhã e, às 9 horas, teve início a carreata que percorreu vias da cidade. A maior parte dos veículos estava enfeitada com bandeiras do Brasil e alguns tinham adesivos de apoio a Bolsonaro. 

Florianópolis (SC)

Na capital de Santa Catarina, apoiadores se reuniram durante a manhã na avenida Beira Mar, no centro de Florianópolis. 

Os manifestantes estavam tanto no calçadão como em veículos ao longo da via. Além de roupas verde e amarela, eles também carregavam faixas e cartazes contra o Supremo. 

Belo Horizonte (MG)

O ato a favor do presidente Jair Bolsonaro em Belo Horizonte ocorreu na Praça da Liberdade. Os manifestantes levaram bandeiras do Brasil e tocaram o hino nacional. 

Os manifestantes pediam a criminalização do "socialismo e comunismo", além de pedirem o voto impresso. 

Assuntos Relacionados