Apuração Eleições 2024 Legislativo Judiciário Executivo

Assembleia Legislativa do Ceará cancela evento em Itapipoca após casos da variante Delta

Pacto Contra o Coronavírus é uma ação itinerante de deputados cearenses

Escrito por Redação ,
Presidente da AL-CE Evandro Leitão
Legenda: Deputado Evandro Leitão anunciou o cancelamento após confirmação da presença da variante Delta no Ceará
Foto: AL-CE

O presidente da Assembleia Legislativa do Ceará (AL-CE), Evandro Leitão (PDT), cancelou um evento de deputados no município de Itapipoca devido ao anúncio de um caso da variante Delta de um morador da cidade.

O Pacto Contra o Coronavírus - ação itinerante da Assembleia durante o recesso parlamentar - estaria em Itapipoca nesta sexta-feira (30), após percorrer outros municípios como Camocim, Tauá, Iguatu, Granja, Crato, Juazeiro do Norte, Barbalha, dentre outros.

Veja também

"Por conta da chegada da variante Delta ao nosso Estado, estamos cancelando a agenda do Pacto Contra o Coronavírus que seria realizada nesta sexta-feira em Itapipoca, onde um dos casos está sendo monitorado pelas autoridades sanitárias", escreveu nas redes sociais o presidente da AL-CE.

Deputados do Ceará juntos em evento contra o coronavírus
Legenda: Deputados cearenses em ação do Pacto Contra o Coronavírus
Foto: AL-CE

Evandro Leitão também reforçou o apelo para que sejam redobrados os cuidados com as medidas de prevenção da Covid-19.

"Continuamos acreditando que a vacinação em massa e os cuidados preventivos tomados de forma coletiva são os melhores caminhos para superar a pandemia do coronavírus"
Evandro Leitão
Presidente da AL-CE

Variante Delta no Ceará

A Secretaria da Saúde do Estado (Sesa) informou, nesta quinta-feira (29), que quatro casos da variante Delta da Covid-19 foram identificados no Ceará. Os viajantes, oriundos do Rio de Janeiro, foram testados entre os dias 19 e 21 de julho, no Aeroporto de Fortaleza. 

Segundo a Sesa, os quatro passageiros, sendo três mulheres e um homem com idades entre 22 e 26 anos, são moradores de Fortaleza (dois), Caucaia e Itapipoca.

O que é a variante Delta?

Identificada pela primeira vez em dezembro de 2020, a nova cepa do coronavírus é uma das versões do vírus, que faz mudanças consecutivas para adaptação no corpo humano.

Rapidamente, a variante Delta, definida como a mais transmissível do SARS-CoV-2, se tornou a principal pelo mundo. Segundo cientistas, ela é 50% mais rápida que a primeira variante, a alfa.

Quais os sintomas da variante Delta?

Conforme o pesquisador David Straim, da faculdade de Medicina da Universidade de Exeter, no Reino Unido, os sintomas desta cepa são muito semelhantes ao de uma gripe.

Já o chefe do Centro de Medicina Social da Universidade Jawaharlal Nehru, em Nova Delhi, Rajib Dasgupta, conta que também não é possível distingui-la das demais variantes da Covid-19.

"Todas as infecções causadas pela Covid começam como uma doença viral leve", explicou ele em entrevista concedida ao portal G1.

Apesar dos sintomas semelhantes, faixas etárias distintas podem sentir a variante de formas diferentes. Em crianças, por exemplo, diarreiacorizafebre e mal-estar são os sintomas mais comuns.

Em adultos e idosos, eles ainda podem surgir por meio dos sintomas comuns da Covid-19, como falta de ar ou tosse.

As vacinas são eficazes contra a variante Delta?

A pesquisa mais recente sobre a questão foi lançada na última quarta-feira (21), administrada por pesquisadores do Sistema de Saúde do Reino Unido, da Universidade de Oxford e do Imperial College London.

Dados apontam que, já na primeira dose, as vacinas da Pfizer/BioNTech e da AstraZeneca apresentam resistência contra a nova cepa.

Nesse caso, a taxa de eficácia é de 30,7% para ambas, com uma variação de 25,2% a 35,7%.

Com duas doses, entretanto, os números sobem. A AstraZeneca possui, nesse caso, eficácia que pode chegar a 67%, com média entre 61,3% a 71,8%.

Enquanto isso, duas doses da Pfizer/BioNTech podem proteger o indivíduo imunizado contra a variante Delta em 88%, variando entre 85,3% a 90,1%.

Ainda segundo outro estudo, conduzido pela Universidade de Nova York, a vacina da Janssen, produzida pela Johnson & Johnson teria se mostrado menos eficiente contra a variante. 

Em laboratório, cientistas identificaram uma eficácia que pode ser menor que 50% do imunizante contra a cepa em questão. A fabricante, no entanto, informou que a resposta imunológica ainda existe.