Prêmio Contribuintes homenageia 30 empresas em festa na Capital

A 10ª edição da comenda contou com a presença de empresários, líderes do setor produtivo e autoridades do governo

Escrito por Redação ,

O reconhecimento a quem ajudou no desenvolvimento do Ceará em um ano decisivo para a economia ocorreu ontem (28), quando o Governo do Estado do Ceará e o Sistema Verdes Mares concederam o Prêmio Contribuintes a 30 empresas de diversos segmentos cuja arrecadação do Imposto Sobre Circulação de Serviços e Mercadorias (ICMS) foi a maior do Estado. O estímulo ao pagamento do imposto visa, segundo destacou o titular da Secretaria da Fazenda (Sefaz), Mauro Benevides Filho, demonstrar a boa relação que o governo e os empresários cearenses possuem, estimulando a arrecadação e promovendo melhorias à população.

“O Prêmio Contribuintes estimula uma concorrência saudável entre as empresas, porque aqui há destaque para todo mundo. Então, o próprio consumidor passa a ver aquela empresa de maneira mais responsável e isso induz negócios”, destacou o secretário, apontando essa dinâmica como propulsora da geração de benefícios à população, como mais postos de trabalho formal.

No último ano, o ICMS foi responsável por um volume de R$ 11 bilhões e representou mais de 50% da arrecadação estadual, de acordo com o secretário, que enfatizou a participação crucial dos empresários na garantia desses recursos, “além de terem sido capazes, no trabalho do dia a dia, de manter as empresas em ritmo acelerado”.

Superação

O tema da 10ª edição do Prêmio Contribuintes – “Por um Ceará que se supera” – também foi ressaltado pelo secretário, na cerimônia realizada no Centro de Eventos. Ele evidenciou a importância da participação do empresariado local no aquecimento da economia, justamente, quando o País passou por um ano de reajustes e reformas para amenizar as complicações fiscais.

“O Brasil experimentou a maior retração da atividade econômica dos últimos cem anos e essa retração foi maior que aquela que a economia capitalista vivenciou em 1929. Em 2015 e 2016, o PIB decresceu 7,5%, o que significou um aumento do desemprego, diminuição dos negócios e gerou impacto na arrecadação da União, estados e municípios. Aqueles que não fizeram o dever de casa ajustando a sua infraestrutura de receita e o tamanho da sua despesa entraram em crise”, afirmou, acrescentando com veemência que o Ceará esteve longe de viver algo semelhante em igual período.

arte
Investimento

O governo estadual, conforme Mauro Filho, “já vinha numa capacidade de investimento extraordinária e, procurou já em 2015, fazer seu próprio ajuste e permitir essa capacidade de investimento continuar”. Com isso, foram garantidos os investimentos de 2017 da ordem de R$ 2,5 bilhões. “Neste momento, 2017 e 2118, o Ceará tem sido capaz também de atrair não somente o investimento privado nacional, mas ter consolidado o investimento estrangeiro, o que vai assegurar as taxas de crescimento do Produto Interno Bruto Cearense”, declarou, valorizando a participação das empresas.

Desafios

“Esses estabelecimentos de negócios, dirigidos por empresários talentosos e éticos, são legítimos agentes do desenvolvimento do Estado, pois a arrecadação do ICMS se transforma em benefícios para a população em setores essenciais como saúde, educação, infraestrutura e segurança pública, além de propiciar a geração de emprego e renda”, observou o diretor institucional do Grupo Edson Queiroz, Igor Queiroz Barroso.

Os desafios assumidos pelo Prêmio Contribuintes desde a sua criação, há dez anos, também foram ressaltados por ele, atestando a renovação e a necessidade de superação a cada momento de todos os envolvidos. Ao classificar a comenda como “uma justa valorização das empresas cearenses que cumprem corretamente suas obrigações fiscais e colaboram para aumentar a receita do erário”, Igor Queiroz Barroso reforçou a relevância dos recursos captados pelo Fisco com o ICMS para promover benefícios para a população.

O esforço e a capacidade de “tornar qualquer problema em oportunidades” do cearense também foram mencionados por ele ao falar do aprendizado dado nessa década de Prêmio Contribuintes. Neste tempo, segundo aponta, “o cearense aprendeu a olhar para o futuro com os olhos de quem acredita na superação”. E, assim, fortaleceu o papel da comenda, a qual disse: “jogou luz sobre um ciclo virtuoso da economia, que começa no consumidor e nele termina, gerando um crescimento sustentável na economia local”. 

Divulgação e apoio

“Diante de tamanha responsabilidade para com os cidadãos, o Sistema Verdes Mares não mede esforços para garantir a divulgação do Prêmio Contribuintes. Ele é debatido e levado ao público durante toda a campanha em nossos veículos de comunicação. Assim, a TV Verdes Mares, a TV Verdes Mares Cariri, o Diário do Nordeste</CF>, a TV Diário, a Rádio Verdes Mares e a FM 93 reforçam o seu poder como formadores da opinião pública apresentando a importância deste Prêmio como fomentador do desenvolvimento”, declarou Igor Queiroz Barroso.

Presentes à cerimônia conduzida pelo diretor institucional do Grupo Edson Queiroz na noite de ontem estiveram, além dos próprios agraciados com a comenda, autoridades do governo e líderes do setor privado e os parceiros que ajudaram na realização do Prêmio.

Para que todo o reconhecimento fosse possível, o Prêmio Contribuintes contou com o patrocínio dos parceiros da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará, Bradesco, Banco do Nordeste do Brasil (BNB) e do Grupo M. Dias Branco.

Ao término da cerimônia, os representantes das 30 empresas premiadas, assim como todos os que se confraternizaram com eles, o governo do Estado do Ceará e o Sistema Verdes Mares puderam curtir o show do sanfoneiro Waldonys e, em seguida, da cantora Solange Almeida.

O que eles pensam

Estímulo ao desenvolvimento do Estado

"O Prêmio Contribuintes estimula uma concorrência saudável entre as empresas, porque aqui há destaque para todo mundo. Dessa forma, o próprio consumidor cearense passa a ver aquela empresa de uma maneira mais responsável e isso induz os negócios"

Mauro Benevides Filho
Secretário da Fazenda do Estado do Ceará

"A gente participa deste Prêmio com um misto de orgulho, por ser uma premiação conceituada no mercado, e de responsabilidade, porque faz com que a empresa se esforce cada vez mais em se dedicar para continuar sua trajetória de rentabilidade e de responsabilidade social"

Daniel Mota Gutiérrez
Diretor jurídico do Grupo M. Dias Branco

"É um prazer enorme a gente poder participar deste evento que vem premiar as empresas que mais contribuem para o desenvolvimento do Estado, não só na geração de emprego, mas também no desenvolvimento social, colaborando para melhoria da vida das pessoas"

Paulo Aguiar
Diretor regional do Bradesco

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.