Consumo de energia no País tem queda de 0,3% em maio

A geração de energia elétrica no país também recuou 1%, na comparação com o mesmo período de 2015

Escrito por Redação Diário do Nordeste ,

Segundo dados preliminares de medição coletados entre os dias 1º e 23 de maio, o consumo de energia teve queda de 0,3% em maio e a geração de energia elétrica no país também recuou 1%, na comparação com o mesmo período de 2015. As informações são do boletim InfoMercado Semanal, da Câmara de Comercialização de Energia Elétrica - CCEE.

A análise do desempenho da geração indica a entrega de 60.037 MWmédios de energia ao Sistema Interligado Nacional – SIN em maio. A produção das usinas eólicas alcançou 3.090 MWmédios, elevação de 47,9% no período.  A geração térmica, por sua vez, caiu 29,4% e o desempenho das usinas hidráulicas, incluindo as Pequenas Centrais Hidrelétricas, registrou aumento de 7,6%, com representatividade de 75,3% da fonte sobre toda energia produzida no país.

Dentre os ramos da indústria avaliados pela CCEE, incluindo dados de autoprodutores, consumidores livres e especiais, os setores de comércio (+18,9%), bebidas (+16,7%), e alimentício (+14,8%) registraram os maiores índices de aumento no consumo. A queda, por sua vez, foi maior nos ramos de extração de minerais metálicos (-19%), químico (-2%) e de veículos (-2%).

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.