Vacinação em drive-thru do Castelão é retomada neste sábado (27) em Fortaleza

Cucas Jangurussu e Mondubim retomam imunização na próxima semana; apenas idosos cadastrados devem se dirigir aos pontos

Escrito por Redação ,
foto
Legenda: Até esta sexta-feira (26), 117.297 pessoas já receberam a primeira dose da vacina contra a Covid-19 em Fortaleza
Foto: José Leomar

O drive-thru do Castelão e as salas dos Cucas Jangurussu e Mondubim, pontos de vacinação contra a Covid-19 para idosos em Fortaleza, serão reativados nos próximos dias. No Castelão, idosos receberão o imunizante a partir deste sábado (26), conforme a Secretaria Municipal de Saúde (SMS).

Nas salas de vacinação dos Cucas, doses serão aplicadas a partir da próxima semana. Serão vacinados os idosos desses territórios, que realizaram cadastro no Vacine Já ou nos postos de saúde - esse último destinado principalmente para os que não possuem acesso digital. 

As aplicações na Capital haviam sido temporariamente suspensas, devido o fim do estoque. Na quarta-feira (25), chegou ao Ceará um novo lote da vacina desenvolvida pela Universidade de Oxford/AstraZeneca. Ao todo, Fortaleza recebeu 20.190 doses do imunizante.

Os drive-thrus do Centro de Eventos e do shopping Riomar Kennedy já foram reativados, respectivamente, nestas quinta (25) e sexta-feira (26). 

Quem será vacinado?

Apenas idosos acima de 75 anos com agendamento confirmado devem comparecer aos pontos de vacinação. O cadastro deve ser feito na plataforma Vacine já ou no aplicativo Mais Saúde Fortaleza, e as informações são enviadas por e-mail ou WhatsApp. 

A exceção será praticada para idosos acima de 90 anos, que não precisam agendar a imunização e podem se vacinar em qualquer ponto, apresentando comprovante de endereço e documento oficial. 

Além disso, a prefeitura realiza vacinação a domicílio, com total de 70 equipes de imunização. A prioridade são idosos mais velhos, situados em áreas de maior transmissão do coronavírus ou acamados. 

Veja também

A secretária da Saúde, Ana Estela Leite, ressaltou que, caso a rota de domicílio não seja cumprida, por imprevistos, os idosos agendados recebem a visita das equipes no dia seguinte. Idosos e familiares devem estar atentos aos meios de comunicação cadastrados. 

Até esta sexta-feira (26), 117.297 pessoas já receberam a primeira dose da vacina contra a Covid-19 em Fortaleza, conforme a SMS. A campanha já alcançou 49.769 idosos, sendo 13.141 desses vacinados a domicílio. 

Aplicação de segunda dose

Simultaneamente, está sendo aplicada a segunda dose em profissionais de saúde e idosos e funcionários de Instituições de Longa Permanência (ILPs), que receberam a vacina CoronaVac.
 
Até o momento, 38.209 pessoas já receberam as duas doses do imunizante. Trabalhadores da saúde são vacinados no Centro de Eventos, agendando em seus locais de trabalho. Já o público dos ILPs recebe a imunização nos próprios abrigos. 

O intervalo recomendado entre às duas doses da vacina Coronavac é de 14 a 28 dias. Pessoas que receberam a primeira dose da vacina desenvolvida pela Universidade de Oxford/AstraZeneca só devem ser inoculadas com a segunda dose após noventa dias. 

Troca de modalidade drive-thru/ domiciliar 

O idoso que desejar alterar a modalidade escolhida para receber a vacina de drive-thru para domicílio, e vice-versa, também pode entrar em contato pelo número de telefone 156. Outra opção é o link enviado para os e-mails cadastrados na plataforma Vacine Já ou no aplicativo Mais Saúde Fortaleza. Em ambos, também é possível alterar outros dados cadastrais, como endereço, telefone e e-mail. 

Como ir ao drive-thru sem carro 

Os idosos que não tem condição ou veículo para se deslocar até os pontos de vacinação do sistema drive-thru em Fortaleza, tem o direito de solicitar o serviço de translado custeado pelo governo. Para ter acesso ao benefício basta ligar para o número 156.   

Segundo o governador Camilo Santana, taxistas e motoristas de aplicativo foram contratados para levar os idosos que solicitarem o serviço para os locais de imunização. 

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.
Assuntos Relacionados