Aplicação de 1ª dose da vacina contra Covid-19 é suspensa em Fortaleza até a chegada de mais lotes

Últimas doses recebidas até o momento estão sendo aplicadas neste domingo. Campanha de vacinação continua com a aplicação da segunda dose

Escrito por Redação ,
vacinação
Legenda: Profissionais de saúde agendados recebem a primeira dose neste domingo (21) na Policlínica Dr. Luiz Carlos Fontenele
Foto: Thiago Gadelha

A aplicação da primeira dose da vacina contra a Covid-19 em profissionais da saúde que atuam na linha de frente no combate à pandemia termina neste domingo (21) em Fortaleza. A interrupção acontece porque chegaram ao fim as doses disponíveis até o momento para esta etapa de vacinação. 

A aplicação de primeira dose em idosos com mais de 75 anos foi concluída na última sexta-feira (19).

Agora, a campanha de imunização contra a Covid-19 continuará apenas com a aplicação da segunda dose da vacina. A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) informou que aguarda o envio de novas remessas pelo Ministério da Saúde para retomar a administração de primeiras doses nos grupos prioritários incluídos na primeira fase.

policlínica
Legenda: Movimento tranquilo na policlínica onde ocorre a vacinação
Foto: Thiago Gadelha

Até a última sexta, dia do mais recente balanço divulgado pelo Estado, 44.477 pessoas já receberam a segunda dose do imunizante no Ceará e 259.525 receberam a primeira dose da vacina.

Os vacinados com o imunobiológico Oxford/AstraZeneca devem aguardar o intervalo adequado à aplicação da segunda dose - cerca de 90 dias após a primeira.

Neste domingo, o movimento no Centro de Eventos do Ceará, onde ocorre aplicação de segunda dose em profissionais de saúde, foi considerado tranquilo. Durante a manhã, não houve registro de filas.

centro de eventos
Legenda: Aplicação de segunda dose em profissionais de saúde é realizada no Centro de Eventos
Foto: Thiago Gadelha

Espera por mais vacinas

No último dia 14, o governador Camilo Santana informou que em oito dias o Estado receberia mais doses de imunizantes contra a Covid-19. O prazo se encerra nesta segunda-feira (22), mas ainda não há confirmação da chegada de vacinas. 

Ocupação dos leitos

Enquanto o Estado aguarda a chegada de mais vacinas, os números da pandemia continuam em crescimento. As internações por Covid-19 cresceram 98% em pouco mais de um mês no Ceará. De 3 de janeiro a 13 de fevereiro, os números saltaram de 512 para 1.018, segundo o IntegraSUS. Já na Capital, os dados foram mais expressivos, com um crescimento percentual de 157,5%, saindo de 113 para 291 no mesmo período. 

Veja também

A saturação na rede pública também acompanha a pressão na rede privada. De acordo com o IntegraSUS, a ocupação de UTIs adultas chegou a 96,7% nos hospitais particulares, no Ceará, e 97,3%, em Fortaleza, na última semana.

Ampliação dos leitos

A SMS iniciou na última semana a instalação de 210 novos leitos exclusivos para atendimento de pacientes com Covid-19 em Fortaleza. Serão dez de UTI no Instituto Dr. José Frota (IJF) 2, 30 de enfermaria no Hospital e Maternidade Dra Zilda Arns (Hospital da Mulher) e 170 de observação nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) da Capital. 

Veja também

O Governo do Estado projeta expandir 44,3% das estruturas de enfermaria e UTI exclusivas para tratar os infectados no Estado até 31 de março, saindo dos atuais 1.478 leitos para 2.133, dos quais 464 serão só de UTI.  

 

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.
Assuntos Relacionados