Drive-thru de vacinação contra Covid-19 do RioMar Kennedy é reativado nesta sexta-feira (26)

Vacinação de idosos acima de 75 anos foi retomada com a chegada de novas doses

Escrito por Redação ,
foto
Legenda: Apenas idosos com agendamento confirmado devem procurar os drive-thrus de vacinação
Foto: José Leomar

O drive-thru de vacinação contra a Covid-19 para idosos acima de 75 anos no shopping RioMar Kennedy, em Fortaleza, será reativado a partir de sexta-feira (26). Conforme a secretária adjunta da Secretaria Municipal de Saúde, Aline Gouveia, outros pontos de imunização, como os Cucas, serão retomados em breve. A gestora, no entanto, não divulgou datas. 

Nesta quinta-feira (25), a aplicação da primeira dose em idosos foi retomada no drive-thru do Centro de Eventos e nas rotas de domicílio. O drive-thru atendeu aos público que perdeu, por alguma razão, o agendamento feito pela Prefeitura de Fortaleza. 

A aplicação da primeira dose na Capital havia sido temporariamente suspensa, devido o fim do estoque. Na quarta-feira (25), chegou ao Ceará um novo lote da vacina desenvolvida pela Universidade de Oxford/AstraZeneca. Fortaleza recebeu 20.190 doses do imunizante. 

Agendamento 

Apenas idosos com agendamento confirmado devem comparecer aos pontos de vacinação. O cadastro deve ser feito na plataforma Vacine já ou no aplicativo Mais Saúde Fortaleza e as informações são enviadas por e-mail ou WhatsApp. A exceção são idosos acima de 90 anos, que não precisam agendar a imunização. 

Veja também

Somente nesta quinta-feira (25), o Centro de Eventos recebe, excepcionalmente, idosos que faltaram no dia do seu agendamento. O idoso deve levar o comprovante do agendamento perdido e um documento com foto.

Grupos prioritários

Todas as novas doses recebidas na quarta-feira (24) serão usadas para continuar a aplicação da primeira dose nos grupos prioritários.

Até terça-feira (23), a campanha da Capital já havia vacinado 115.442 pessoas com a primeira dose.

  • 67.294 profissionais de saúde
  • 47.914 idosos (institucionalizados ou acima de 75 anos)
  • 224 deficientes acima de 18 anos institucionalizados
  • 10 indígenas

A secretária adjunta da saúde, Aline Gouveia, ressaltou que a vacinação de idosos ocorre em ordem decrescente de idade. Também são priorizados os idosos em áreas de maior transmissão do coronavírus e acamados.  

Todos os trabalhadores da saúde que atuam na linha de frente (em postos de saúde, hospitais e Samu) e profissionais de ambiente intra-hospitalar já receberam a primeira dose da vacina CoronaVac. Esse grupo está recebendo a segunda dose do imunizante. 

Os idosos e funcionários de Instituições de Longa Permanências (ILPs) também já estão recebendo a segunda dose da Coronavac. A imunização nos abrigos da Capital deve ser concluída até o fim da semana, conforme a SMS. 

O intervalo recomendado entre às duas doses da vacina Coronavac é de 14 a 28 dias. Pessoas que receberam a primeira dose da vacina desenvolvida pela Universidade de Oxford/AstraZeneca só devem ser inoculadas com a segunda dose após noventa dias. 

Troca de modalidade drive-thru/domiciliar 

Idoso que desejarem alterar a modalidade escolhida para receber a vacina de drive-thru para domicílio, e vice-versa, também podem entrar em contato pelos números de telefone 156. Ou pelo link enviado para os e-mails cadastrados na plataforma Vacine Já ou no aplicativo Mais Saúde Fortaleza. Também por esses meios é possível ainda alterar outros dados cadastrais, como endereço, telefone e e-mail. 

 

 

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.
Assuntos Relacionados