Profissionais da saúde recebem 2ª dose da vacina contra Covid na Capital a partir deste sábado (13)

A imunização ocorre de 9h às 20h e é destinada para os trabalhadores que receberam a primeira dose entre 14 e 20 dias atrás

Escrito por Matheus Facundo , matheus.facundo@svm.com.br
enfermeiro segura vacina da Coronavac em Fortaleza
Legenda: Primeira dose começou a ser aplicada no dia 18 de janeiro em Fortaleza
Foto: José Leomar

Profissionais da saúde começam a receber a partir deste sábado (13) a segunda dose da vacina contra a Covid-19, no Centro de Eventos de Fortaleza. O agendamento está sendo feito nos locais de trabalho e a listagem completa será divulgada no site da Prefeitura.

A imunização ocorre de 9h às 20h e é destinada para os trabalhadores que receberam a primeira dose entre 14 e 20 dias atrás. A vacina aplicada será a CoronaVac. A informação foi divulgada em live pelo coordenador da Rede de Atenção Primária e Psicossocial da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), Erlemus Soares.

Veja também

De acordo com a secretária-adjunta da SMS, Aline Gouveia, o Centro de Eventos terá capacidade diária para 4 mil profissionais receberem a segunda dose do imunizante. O número não inclui o serviço de drive-thru, que tem capacidade para até 2 mil idosos. "As doses estão garantidas para esse mesmo número de profissionais que tomaram a primeira dose", frisou Aline.

campanha de vacinação no Ceará iniciou no último dia 18 de janeiro. Nesta primeira fase, estão sendo imunizados profissionais de saúde, idosos com mais de 60 anos e deficientes com mais de 18 institucionalizados  e idosos acima de 75 anos. Nessa quinta-feira (11), foram vacinadas 4.487 pessoas. O vacinômetro, segundo a Prefeitura de Fortaleza, já contabiliza 87.002 imunizados.

Confira a lista de vacinação atualizada

Locais de imunização 

  • Arena Castelão (drive-thru e salas de vacinação) 
  • Centro de Eventos do Ceará (drive-thru e salas de vacinação) 
  • Shopping Iguatemi (drive-thru) 
  • Shopping RioMar Kennedy (drive-thru) 
  • Cuca Barra do Ceará (sala de vacinação) 
  • Cuca José Walter (sala de vacinação) 

Acesso ao drive-thru do Shopping Iguatemi 

O acesso à imunização no Shopping Iguatemi ocorre por uma entrada localizada na Avenida Sebastião de Abreu. Não é necessário entrar no estacionamento do equipamento — há um acesso montado para o recebimento das vacinas.  

Troca de modalidade drive-thru/domiciliar 

Idoso que desejarem alterar a modalidade escolhida para receber a vacina de drive-thru para domicílio, e vice-versa, também podem entrar em contato pelos números de telefone: (85) 3452.6979 / 3452.6990. Ou pelo link enviado para os e-mails cadastrados na plataforma Vacine Já ou no aplicativo Mais Saúde Fortaleza.

Também por esses meios é possível ainda alterar outros dados cadastrais, como endereço, telefone e e-mail. 

Como ir ao drive-thru sem carro 

Os idosos que não tem condição ou veículo para se deslocar até os pontos de vacinação do sistema drive-thru em Fortaleza, tem o direito de solicitar o serviço de translado custeado pelo governo. Para ter acesso ao benefício basta ligar para o número 156.   

Segundo o governador Camilo Santana, taxistas e motoristas de aplicativo foram contratados para levar os idosos que solicitarem o serviço para os locais de imunização.  

Como fazer o cadastramento 

O cadastramento é realizado exclusivamente pelo site Vacine Já e pelo aplicativo Mais Saúde Fortaleza.  

Como fazer o agendamento 

Os agendamentos para a imunização são feitos com base na integração realizada com a Prefeitura de Fortaleza. As pessoas já cadastradas no Vacine Já ou no app Mais Saúde Fortaleza são alocadas nas agendas disponíveis. 

A lista com nomes dos pacientes agendados no drive-thru é disponibilizada no site da prefeitura todos os dias. A confirmação do agendamento é feita apenas pelo e-mail ou telefone inscrito durante o cadastro. 

Já no caso da vacinação domiciliar de idosos, a confirmação de dia e horário da visita dos vacinadores chega por e-mail ou mensagem de WhatsApp até 72 horas antes da aplicação. A confirmação é enviada de acordo com mapeamento das rotas de vacina definido pela Secretaria Municipal da Saúde (SMS). 

Agendamento para idosos acima de 90 anos 

Pessoas com idade acima de 90 anos e cadastradas no Vacine Já ou no aplicativo Mais Saúde Fortaleza, não precisam agendar horário para receber o imunizante nos centros de vacinação drive-thru. Basta se deslocarem até o local para serem atendidos.  

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.
Assuntos Relacionados