Segunda dose da vacina contra a Covid-19 começa a ser aplicada em Sobral por drive-thru

Serão aplicadas 3.407 doses em profissionais da saúde que atuam na linha de frente do combate ao novo coronavírus e me idosos

Escrito por André Costa , andre.costa@svm.com.br
profissionais de saúde e idosos vacinação covid-19
Legenda: Sobral iniciou a vacinação da segunda dose para profissionais da saúde e idosos em instituição de acolhimento
Foto: Camila Lima

A cidade de Sobral, na região Norte, iniciou na manhã desta sexta-feira (12), a vacinação da segunda dose de imunização contra o novo coronavírus. De acordo com a Secretaria da Saúde de Sobral, a vacinação é destinada aos trabalhadores da saúde que já receberam a primeira dose do imunizante e aos idosos institucionalizados.  

Veja também

Aos profissionais da saúde, a aplicação da CoronaVac será realizada através da modalidade drive-thru, no campus da Universidade Vale do Acaraú (UVA). Já nos idosos, o imunizante será ministrado nos lares de acolhimento.

"A estratégia do drive-thru é para evitar aglomerações nos serviços de saúde, além de os profissionais terem mais liberdade. Eles recebem um e-mail confirmando a vacinação e se direcionam até a UVA. O intervalo para tomar a segunda dose é de 20 dias", explicou Mary Jane Linhares, gerente da célula de imunização de Sobral. Ao todo, serão aplicadas 3.407 doses nesta etapa

A enfermeira Ena Pimentel foi uma das que já recebeu as duas doses da vacina. "É um sentimento de gratidão. Estamos na linha de frente e podemos contaminar a nossa família ao voltarmos para casa. Então a vacina nos deixa mais seguros".

O médio Bruno Sobreira também recebeu a segunda dose do imunizante na manhã desta sexta. "É um sentimento de que está perto do fim. Mas é bom ressaltar que a vacina só vai ser eficaz quando 70% da população estiver vacinada. Então é preciso manter todas as medidas sanitárias. A vacina é o começo do fim, mas é preciso ainda muito cuidado". 

Reforço

Além da aplicação da segunda dose, Sobral vai intensificar a vacinação da primeira dose. Na terça-feira (9) passada, o Município recebeu 1.610 doses da CoronaVac. De acordo com a Secretaria da Saúde, a vacinação será administrada em idosos de 85 a 89 anos cadastrados pelos agentes de saúde.

Também receberão a vacina os trabalhadores que estão na linha de frente do combate à Covid e que ainda não se vacinaram. A Secretaria informou que esses trabalhadores serão vacinados após as instituições (Santa casa e Hospital Regional) enviarem lista nominal.

Assuntos Relacionados