Juazeiro do Norte inicia aplicação da segunda dose em profissionais da saúde na próxima semana

Com a chegada de 4.737 doses de Coronavac, o município deve imunizar 46% dos profissionais da saúde com a segunda doses. Outras 2.270 unidades são para a primeira dose desses trabalhadores

Escrito por Antônio Rodrigues , antonio.rodrigues@svm.com.br
vacinação Covid profissionais da saúde
Legenda: Juazeiro do Norte vai receber 4.737 doses de CoronaVac para aplicação de 2ª dose nos profissionais da saúde
Foto: Antonio Rodrigues

Juazeiro do Norte receberá, nos próximos dias, 4.737 doses de CoronaVac para aplicação de 2ª dose nos profissionais da saúde, de acordo com a Secretaria de Saúde de Juazeiro do Norte (Sesau)O número de imunizantes é suficiente para vacinar 46% do total de 10.297 profissionais da saúde do município. A aplicação ainda não tem data para iniciar, mas a previsão é que comece na próxima semana. As vacinas já chegaram na Superintendência da Região de Saúde do Cariri.   

A Sesau também informou que, ontem, chegaram 2.270 unidades de Coronavac que estão sendo utilizadas para vacinar, com a primeira dose, profissionais da saúde que não tinham sido imunizados ainda. Ao todo, Juazeiro do Norte conseguirá imunizar 68% dos profissionais de saúde, somando as três remessas recebidas. 

Com o CoronaVac, 251 idosos institucionalizados, que moram em abrigos, também foram imunizados, o que corresponde a 100% deste público da terra do Padre Cícero. Já a segunda dose, atenderá os profissionais da saúde, porque ela deve ser administrada entre 15 a 21 dias. 

Já em idosos a partir de 75 anos, chegaram 1.730 doses de AstraZeneca/Oxford, que representa 18% deste público. Todas elas já foram aplicadas. “De acordo com o Estado, a preconização foi iniciar com os acamados e, mesmo assim, não foi suficiente”, admite a secretária de Saúde, Francimones Rolim.  

Isso causou um problema no cronograma. Idosos que já estavam agendados, terão que aguardar a chegada de novas doses. A previsão é que uma nova remessa desembarque na próxima semana. “Então, tão logo recebamos, vamos dar continuidade nos acamados. Depois, acima de 90 anos, depois acima de 80 e, por último, os idosos os acima de 75”, detalha a gestora.  

Agendamento

A Sesau disponibilizou um telefone (0800 494 0277) com chamadas gratuitas para atender a população descoberta por agentes de saúde e que precisam fazer o agendamento. “Será de acordo com a disponibilidade da vacina”, destaca Rolim. Além disso, o site da Prefeitura de Juazeiro do Norte está divulgando a lista de todos os vacinados. 

"Iremos dar toda transparência e pedimos apoio à população. Caso haja alguém descumprindo, fugindo do grupo prioritário, denuncie à Secretaria”, completa a gestora. 

 

Assuntos Relacionados