Idosos institucionalizados devem receber segunda dose da CoronaVac até domingo (21), em Fortaleza
Idosos e funcionários de Instituições de Longa Permanência receberam a primeira dose da CoronaVac entre 19 e 25 de janeiro
A aplicação da segunda dose da vacina contra a Covid-19 em idosos institucionalizados de Fortaleza foi iniciada nesta terça-feira (17). Todos os idosos e funcionários de Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPIs) devem receber a segunda dose do imunizante CoronaVac até domingo (21).
Os idosos abrigados começaram a ser imunizados em 19 de janeiro. Todos receberam a primeira dose até 25 de janeiro, seguindo o prazo da Prefeitura de Fortaleza. A segunda dose do imunizante CoronaVac deve ser aplicado em até 28 dias após a primeira vacinação.
As equipes de imunização vão até as instituições para aplicar o imunizante. Cada abrigo deve orientar que todos os funcionários estejam presentes no horário marcado. Conforme a Secretaria Municipal de Saúde, há 24 ILPIs na Capital, que abrangem cerca de 800 idosos e 600 profissionais.
Veja também
Na terça-feira (16), o Lar Torres de Melo recebeu o primeiro dia da campanha da segunda dose, que deve ser concluída na instituição nesta quarta-feira.
A prefeitura divulgou o cronograma de vacinação nas unidades, após requisição do Ministério Público do Ceará.
Cronograma:
- Lar Torres de Melo – 16 e 17 de fevereiro
- Unidade de Abrigo Estadual – 17 de fevereiro
- Casa de Nazaré – 18 de fevereiro
- Flor de Lotus – 18 de fevereiro
- Fraternidade de Aliança Toca de Assis (Masculina) – 18 de fevereiro
- Girassol Residencial para Idosos – 18 de fevereiro
- Lar Martins – 18 de fevereiro
- Lar Santa Terezinha – 18 de fevereiro
- Abrigo São Pedro e Julião Eymard – 20 de fevereiro
- Associação Regional da Caridade São Vicente de Paulo – 20 de fevereiro
- Espaço de Bem Estar do Idoso – 20 de fevereiro
- Fraternidade de Aliança Toca de Assis (Feminina) – 20 de fevereiro
- Lar Três Irmãs – 20 de fevereiro
- Lar da Imaculada – 20 de fevereiro
- Liga Evangélica de Assistência Érico Mota – 20 de fevereiro
- Lar Santa Terezinha de Lisieux – 20 de fevereiro
- Recanto Bom Viver – 20 de fevereiro
- Recanto Sagrado Coração – 20 de fevereiro
- Recanto Verde Vida – 20 de fevereiro
- Vertical Assistência – 20 de fevereiro
- Casa Sol Nascente – 21 de fevereiro
- Terça da Serra – 21 de fevereiro
- Lar Dois Irmãos – 21 de fevereiro
- Lar Santa Bárbara – 21 de fevereiro
Vacinação na Capital
A campanha de vacinação contra a Covid-19 começou no último dia 18 de janeiro no Ceará, após a chegada da primeira remessa de 218 mil doses da CoronaVac. Já a segunda dose começou a ser aplicada, em Fortaleza, no último sábado (13). Até terça-feira (16), 11.643 pessoas já haviam recebido a segunda dose do imunizante.
No momento, recebem o a vacina os profissionais de saúde que atuam na linha de frente da Covid-19, idosos institucionalizados e idosos com mais de 75 anos.
A vacinação de idosos deve ser agenda na plataforma Vacine Já e pode ser realizada a domicílio, em drive-thrus e salas de vacinação.
Locais de imunização ativos
-
Arena Castelão - 9h às 17h
Drive-thru para idosos acima de 75 anos com agendamento confirmado
-
Shopping Riomar Kennedy - 9h às 17h
Drive-thru para idosos acima de 75 anos com agendamento confirmado
-
Centro de Eventos - 9h às 20h
Sala de acolhimento para vacinação de trabalhadores da saúde com agendamento confirmado (segunda dose).
-
Cucas Jangurussu e Mondubim
Salas de vacinação para idosos acima de 75 anos com agendamento confirmado
Troca de modalidade drive-thru/domiciliar
Idoso que desejarem alterar a modalidade escolhida para receber a vacina de drive-thru para domicílio, e vice-versa, também podem entrar em contato pelo número de telefone 156. Ou pelo link enviado para os e-mails cadastrados na plataforma Vacine Já ou no aplicativo Mais Saúde Fortaleza.
Também por esses meios é possível ainda alterar outros dados cadastrais, como endereço, telefone e e-mail.
Como ir ao drive-thru sem carro
Os idosos que não tem condição ou veículo para se deslocar até os pontos de vacinação do sistema drive-thru em Fortaleza, tem o direito de solicitar o serviço de translado custeado pelo governo. Para ter acesso ao benefício basta ligar para o número 156.
Segundo o governador Camilo Santana, taxistas e motoristas de aplicativo foram contratados para levar os idosos que solicitarem o serviço para os locais de imunização.
Como fazer o cadastramento
O cadastramento é realizado exclusivamente pelo site Vacine Já e pelo aplicativo Mais Saúde Fortaleza.
Como fazer o agendamento
Os agendamentos para a imunização são feitos com base na integração realizada com a Prefeitura de Fortaleza. As pessoas já cadastradas no Vacine Já ou no app Mais Saúde Fortaleza são alocadas nas agendas disponíveis.
A lista com nomes dos pacientes agendados no drive-thru é disponibilizada no site da prefeitura todos os dias. A confirmação do agendamento é feita apenas pelo e-mail ou telefone inscrito durante o cadastro.
Já no caso da vacinação domiciliar de idosos, a confirmação de dia e horário da visita dos vacinadores chega por e-mail ou mensagem de WhatsApp até 72 horas antes da aplicação. A confirmação é enviada de acordo com mapeamento das rotas de vacina definido pela Secretaria Municipal da Saúde (SMS).
Agendamento para idosos acima de 90 anos
Pessoas com idade acima de 90 anos e cadastradas no Vacine Já ou no aplicativo Mais Saúde Fortaleza, não precisam agendar horário para receber o imunizante nos centros de vacinação drive-thru. Basta se deslocarem até o local para serem atendidos.