Idosos com mais de 75 anos voltam a receber 1ª dose da vacina contra Covid-19 em Fortaleza

Imunização ocorre após recebimento de novo lote de imunizantes. Idosos do grupo prioritário que perderam data agendada podem receber vacina excepcionalmente nesta quinta

Escrito por Redação ,
Idoso no Centro de Eventos à espera de vacina
Legenda: Almir Bezerra Alencar chegou ainda de madrugada ao Centro de Eventos à espera do imunizante.
Foto: Isaac Macêdo

A campanha de vacinação contra a Covid-19 para idosos acima de 75 anos em Fortaleza foi retomada nesta quinta-feira (25) após a chegada de novas doses ao Estado na quarta (24). As aplicações estão sendo realizadas tanto em domicílio quanto no drive-thru do Centro de Eventos do Ceará. 

No Centro de Eventos, estão sendo imunizados os idosos com mais de 75 anos que, por alguma razão, não compareceram no dia que foi agendado anteriormente pela Prefeitura.

A idosa Francisca Alves, 77 anos, estava preocupada até receber o imunizante. "Tava ansiosa porque eu perdi o primeiro dia, porque foi em outro local, e eu perdi". Ela iria se vacinar no dia 14, mas a neta não conseguiu visualizar o local de vacinação.

Idosa vacinada contra Covid-19
Legenda: Idosa perdeu a data da vacinação, marcada para o dia 14 de fevereiro.
Foto: Brenda Albuquerque

Segundo ela, a neta aguardava lista no site do cadastramento, mas a divulgação ocorreu no site da Prefeitura. "Disseram para que eu aguardasse, aí deu certo aqui, graças a Deus", relata, pontuando a sensação de alegria. "Tão feliz, nem senti a furada", garantiu.

O aposentado José Wilson Girão, 78 anos, também perdeu a vacina, marcada para o dia 13 de fevereiro. "Errei porque, no dia em que era para eu ter ido lá, e eu olhei na sexta, mas não olhei no sábado de manhã, relatouy. Feliz, o idoso aguarda pela segunda dose, daqui a três meses, após tomar a primeira nesta quinta.

Já Almir Bezerra Alencar, 83 anos, recebeu a informação sobre a retomada da imunização e se prontificou a buscar a vacina. "Saiu na televisão dizendo a hora, e eu cheguei mais cedo", afirmou. Com tranquilidade, o homem chegou às 5h ao Centro de Eventos, cumprindo à risca o costume de se antecipar. "Desde os dez anos que sou assim, nunca cheguei atrasado a nada", afirmou com segurança.

O idoso, que havia chegado a fazer marcação para receber a primeira dose do imunizante, estava feliz pela possibilidade de recebimento. "Tô aqui igual morcego para voar", brincou.

Veja também

Doses exclusivas para idosos com mais de 75 anos

Todas as doses recebidas na quarta-feira serão usadas na continuidade da aplicação das primeiras doses no público-alvo. Excepcionalmente nesta quinta-feira, das 10h à 17h, serão atendidos idosos que faltaram no dia original do agendamento. Pessoas nessa condição devem levar um comprovante da marcação perdida e documento oficial com foto para recebimento do imunizante.

Além do drive-thru no Centro de Eventos e da aplicação em domicílio, a imunização também ocorrerá nas salas de vacinação dos Cucas de Fortaleza. Data, locais e logísticas, contudo, ainda serão divulgadas, segundo a Secretaria Municipal da Saúde (SMS).

A imunização segue mediante agendamento feito no site Vacine Já, no aplicativo Mais Saúde Fortaleza ou diretamente em postos de saúde. Idosos que serão vacinados em casa estão sendo contatados pela prefeitura. 

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.
Assuntos Relacionados