9 mil profissionais da segurança devem ser vacinados em Fortaleza até sábado (5)
Segundo o secretário da Segurança, Sandro Caron, até esta quinta-feira (3), cerca de 6.400 agentes foram imunizados contra a Covid-19
O mutirão para a imunização dos profissionais de segurança de Fortaleza contra a Covid-19 segue nesta sexta-feira (4) e se encerra no sábado (5). Segundo o secretário da Segurança Pública e Defesa Social do Estado do Ceará, Sandro Caron, há 9 mil agentes agendados através do Saúde Digital para serem vacinados nesses dois dias.
“A nossa prioridade um era a vacinação dos integrantes da segurança, a prioridade dois também era a vacinação e a prioridade três também era a vacinação. Então nada mais importante nesse momento que termos, justamente como está sendo feito entre hoje e amanhã, a imunização da totalidade das forças de segurança", disse Caron em entrevista ao Sistema Verdes Mares.
Segundo o titular da pasta, até esta quinta-feira (3), cerca de 6.400 funcionários da segurança pública da Capital foram imunizados com uma dose dos fármacos que protegem contra a doença causada pelo novo coronavírus.
"A gente está 24 horas [expostos], não paramos nenhum um dia. Nós estamos [trabalhando] normal em todo lockdown, na pandemia. Perdi alguns colegas de profissão [vítimas da Covid-19] e a gente fica sempre com esse medo de levar o vírus para a família e de disseminar o vírus, então é muito importante essa vacinação para correr menos riscos", disse Ana Nídia, integrante da Guarda Municipal de Fortaleza.
Inicialmente, a expectativa da SSPDS era de concluir a vacinação da categoria até sexta-feira, mas o prazo foi ampliado para sábado.
A imunização dos profissionais da segurança pública já estavam sendo realizadas em todo o Ceará desde o dia 11 de abril, seguindo o cronograma dos lotes enviados pelo Ministério da Saúde.
Segundo a própria pasta federal, este grupo foi estabelecido como prioritário devido à exposição, enquanto algumas prioridades foram estabelecidas na categoria no início da campanha de vacinação.
Além dos profissionais da Segurança, o Município segue com a vacinação dos trabalhadores da educação, do setor portuário e do transporte aéreo. A secretária da Saúde de Fortaleza, Ana Estela, informou que a previsão é de que, ao todos, 13 mil dos profissionais sejam imunizados nesta sexta-feira.
Veja também
LOCAIS DE VACINAÇÃO
Drive-thru e salas de acolhimento para vacinação, para atender tanto os que dispõem de carro como os que utilizam outros meios de transporte:
- Arena Castelão
- Centro de Eventos
Salas de acolhimento para vacinação:
- Cuca Barra
- Cuca Jangurussu
- Cuca José Walter
- Cuca Mondubim
- Shopping RioMar Fortaleza (Papicu)
- Shopping RioMar Kennedy
- Sesi Parangaba
- Centro de Eventos (salões Taíba e Jericoacoara)
Postos de Saúde
- Regional de Saúde I
Onde: Guiomar Arruda (Rua Gal. Costa Matos, 06 – Pirambu)
Onde: Maria Aparecida (Av. K, 915 – Vila Velha)
- Regional de Saúde II
Onde: Irmã Hercília (Rua Frei Vidal, 1821 – São João do Tauape)
Onde: Rigoberto Romero (Avenida Alameda das Graviolas, 195 – Cidade 2000)
- Regional de Saúde III
Onde: Licínio Nunes (Rua 06, s/n – Quintino Cunha)
Onde: Gilmário Mourão Teixeira (Rua Pernambuco, 1674 – Pici)
- Regional de Saúde IV
Onde: Dom Aloísio Lorscheider (Rua Betel, 1895 – Itaperi)
Onde: José Valdevino (Rua Guará, s/n – Itaoca)
- Regional de Saúde V
Onde: Maciel de Brito (Av. A, s/n - 1ª etapa – Conjunto Ceará)
Onde: Siqueira (Av. Eng. Luís Montenegro, 485 – Siqueira)
Onde: Regina Maria da Silva Severino (Rua Itatiaia, 889 – Canidezinho)
- Regional de Saúde VI
Onde: Dr. Acrísio Eufrasino de Pinho (Cruzamento das ruas 12 e Palmeiras dos Índios – Pedras)
Onde: Osmar Viana (Av. Chiquinha Gonzaga, s/n – Jangurussu)
Onde: Waldo Pessoa (Rua Capitão Hugo Bezerra, 75 – Barroso)
CADASTRO
A campanha de vacinação segue avançando nos grupos de profissionais que fazem parte da quarta e última fase prioritária. A imunização é organizada por agendamento, a partir daqueles que já realizaram o cadastro no Saúde Digital, da Secretaria de Saúde (Sesa).
DOCUMENTAÇÃO PARA PROFISSIONAIS DAS FORÇAS
- Comprovante de exercício da profissão (contracheque, carteira de trabalho, contrato de trabalho ou declaração impressa do estabelecimento em que atua)
- Identidade original com foto ou cartão nacional de saúde ou CPF
- Comprovar residência no município de Fortaleza
DOCUMENTAÇÃO PARA PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO
- Para ter acesso ao imunobiológico, no ato da convocação, é necessário apresentar:
- Documento oficial com foto
- CPF
- Cartão Nacional de Saúde (CNS)
- Comprovante de endereço
- Comprovante de exercício da profissão (contracheque, carteira de trabalho, contrato de trabalho ou declaração impressa do estabelecimento em que atua).
- Além dos documentos citados, será necessário levar de forma impressa a declaração de compromisso de retorno às aulas presenciais, conforme modelo disponibilizado no site Saúde Digital e normas pactuadas na Comissão Intergestores Bipartite (CIB).
PASSO A PASSO PARA CADASTRO NO SAÚDE DIGITAL
1) Acesse o site Saúde Digital
2) Selecione a opção "Ainda não tenho cadastro"
3) Identifique-se preenchendo corretamente seus dados
4) Nesta etapa do cadastro, deve ser informado se a pessoa está acamada, se tem alguma comorbidade e profissão. A Prefeitura realizará agendamento seguindo a sequência definida na Comissão Intergestores Bipartite N°40 (CIB/CE), e conforme as prioridades definidas pelo Ministério da Saúde para esta etapa da vacinação.
5) Confirme seus dados e crie uma senha de acesso ao cadastro
6) Finalize o cadastro e aguarde seu agendamento. Acompanha no site da Prefeitura de Fortaleza as listas dos agendados, que são divulgadas diariamente. Você também receberá orientações sobre data, horário e local, por e-mail e WhatsApp, próximo ao seu dia do atendimento.
PARA QUEM NÃO TEM ACESSO À INTERNET
No caso dos idosos que não têm acesso à internet ou têm dificuldades em realizar seu cadastro, a Prefeitura atua diariamente com a busca ativa destas pessoas, por meio das equipes da Estratégia da Saúde da Família (ESF), orientando sobre o cadastro para vacinação.
SERVIÇO
Telefone 0800 275 1475 - para pessoas que realizaram o preenchimento dos seus dados no Saúde Digital e que não receberam confirmação do cadastro por e-mail poderem consultar a efetivação do cadastro.
Vacinação no Ceará