9 mil profissionais da segurança devem ser vacinados em Fortaleza até sábado (5)

Segundo o secretário da Segurança, Sandro Caron, até esta quinta-feira (3), cerca de 6.400 agentes foram imunizados contra a Covid-19

Legenda: Vacinação de profissionais da segurança pública no Centro de Eventos, em Fortaleza
Foto: Fabiane de Paula

O mutirão para a imunização dos profissionais de segurança de Fortaleza contra a Covid-19 segue nesta sexta-feira (4) e se encerra no sábado (5). Segundo o secretário da Segurança Pública e Defesa Social do Estado do Ceará, Sandro Caron, há 9 mil agentes agendados através do Saúde Digital para serem vacinados nesses dois dias.  

“A nossa prioridade um era a vacinação dos integrantes da segurança, a prioridade dois também era a vacinação e a prioridade três também era a vacinação. Então nada mais importante nesse momento que termos, justamente como está sendo feito entre hoje e amanhã, a imunização da totalidade das forças de segurança", disse Caron em entrevista ao Sistema Verdes Mares.  

Segundo o titular da pasta, até esta quinta-feira (3), cerca de 6.400 funcionários da segurança pública da Capital foram imunizados com uma dose dos fármacos que protegem contra a doença causada pelo novo coronavírus.   

"A gente está 24 horas [expostos], não paramos nenhum um dia. Nós estamos [trabalhando] normal em todo lockdown, na pandemia. Perdi alguns colegas de profissão [vítimas da Covid-19] e a gente fica sempre com esse medo de levar o vírus para a família e de disseminar o vírus, então é muito importante essa vacinação para correr menos riscos", disse Ana Nídia, integrante da Guarda Municipal de Fortaleza.

Inicialmente, a expectativa da SSPDS era de concluir a vacinação da categoria até sexta-feira, mas o prazo foi ampliado para sábado.  

Integrante da Guarda Municipal de Fortaleza recebendo dose de vacina contra a Covid-19 no Centro de Eventos do Ceará em junho de 2021
Legenda: Ana Nídia recebendo dose do imunizante contra a Covid-19 no Centro de Eventos do Ceará
Foto: Wânyffer Monteiro

A imunização dos profissionais da segurança pública já estavam sendo realizadas em todo o Ceará desde o dia 11 de abril, seguindo o cronograma dos lotes enviados pelo Ministério da Saúde. 

Segundo a própria pasta federal, este grupo foi estabelecido como prioritário devido à exposição, enquanto algumas prioridades foram estabelecidas na categoria no início da campanha de vacinação.  

Além dos profissionais da Segurança, o Município segue com a vacinação dos trabalhadores da educação, do setor portuário e do transporte aéreo. A secretária da Saúde de Fortaleza, Ana Estela, informou que a previsão é de que, ao todos, 13 mil dos profissionais sejam imunizados nesta sexta-feira.  

LOCAIS DE VACINAÇÃO 

Drive-thru e salas de acolhimento para vacinação, para atender tanto os que dispõem de carro como os que utilizam outros meios de transporte:

  • Arena Castelão
  • Centro de Eventos

Salas de acolhimento para vacinação:

  • Cuca Barra
  • Cuca Jangurussu
  • Cuca José Walter
  • Cuca Mondubim
  • Shopping RioMar Fortaleza (Papicu)
  • Shopping RioMar Kennedy
  • Sesi Parangaba
  • Centro de Eventos (salões Taíba e Jericoacoara)

Postos de Saúde

  • Regional de Saúde I

Onde: Guiomar Arruda (Rua Gal. Costa Matos, 06 – Pirambu)
Onde: Maria Aparecida (Av. K, 915 – Vila Velha)

  • Regional de Saúde II

Onde: Irmã Hercília (Rua Frei Vidal, 1821 – São João do Tauape)
Onde: Rigoberto Romero (Avenida Alameda das Graviolas, 195 – Cidade 2000)

  • Regional de Saúde III

Onde: Licínio Nunes (Rua 06, s/n – Quintino Cunha)
Onde: Gilmário Mourão Teixeira (Rua Pernambuco, 1674 – Pici)

  • Regional de Saúde IV

Onde: Dom Aloísio Lorscheider (Rua Betel, 1895 – Itaperi)
Onde: José Valdevino (Rua Guará, s/n – Itaoca)

  • Regional de Saúde V

Onde: Maciel de Brito (Av. A, s/n - 1ª etapa – Conjunto Ceará)
Onde: Siqueira (Av. Eng. Luís Montenegro, 485 – Siqueira)
Onde: Regina Maria da Silva Severino (Rua Itatiaia, 889 – Canidezinho)

  • Regional de Saúde VI

Onde: Dr. Acrísio Eufrasino de Pinho (Cruzamento das ruas 12 e Palmeiras dos Índios – Pedras)
Onde: Osmar Viana (Av. Chiquinha Gonzaga, s/n – Jangurussu)
Onde: Waldo Pessoa (Rua Capitão Hugo Bezerra, 75 – Barroso)

CADASTRO

A campanha de vacinação segue avançando nos grupos de profissionais que fazem parte da quarta e última fase prioritária. A imunização é organizada por agendamento, a partir daqueles que já realizaram o cadastro no Saúde Digital, da Secretaria de Saúde (Sesa).

DOCUMENTAÇÃO PARA PROFISSIONAIS DAS FORÇAS

  • Comprovante de exercício da profissão (contracheque, carteira de trabalho, contrato de trabalho ou declaração impressa do estabelecimento em que atua)
  • Identidade original com foto ou cartão nacional de saúde ou CPF
  • Comprovar residência no município de Fortaleza

DOCUMENTAÇÃO PARA PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO

  • Para ter acesso ao imunobiológico, no ato da convocação, é necessário apresentar:
  • Documento oficial com foto
  • CPF
  • Cartão Nacional de Saúde (CNS)
  • Comprovante de endereço
  • Comprovante de exercício da profissão (contracheque, carteira de trabalho, contrato de trabalho ou declaração impressa do estabelecimento em que atua).
  • Além dos documentos citados, será necessário levar de forma impressa a declaração de compromisso de retorno às aulas presenciais, conforme modelo disponibilizado no site Saúde Digital e normas pactuadas na Comissão Intergestores Bipartite (CIB).

PASSO A PASSO PARA CADASTRO NO SAÚDE DIGITAL

1) Acesse o site Saúde Digital

2) Selecione a opção "Ainda não tenho cadastro"

3) Identifique-se preenchendo corretamente seus dados

4) Nesta etapa do cadastro, deve ser informado se a pessoa está acamada, se tem alguma comorbidade e profissão. A Prefeitura realizará agendamento seguindo a sequência definida na Comissão Intergestores Bipartite N°40 (CIB/CE), e conforme as prioridades definidas pelo Ministério da Saúde para esta etapa da vacinação.

5) Confirme seus dados e crie uma senha de acesso ao cadastro

6) Finalize o cadastro e aguarde seu agendamento. Acompanha no site da Prefeitura de Fortaleza as listas dos agendados, que são divulgadas diariamente. Você também receberá orientações sobre data, horário e local, por e-mail e WhatsApp, próximo ao seu dia do atendimento.

PARA QUEM NÃO TEM ACESSO À INTERNET

No caso dos idosos que não têm acesso à internet ou têm dificuldades em realizar seu cadastro, a Prefeitura atua diariamente com a busca ativa destas pessoas, por meio das equipes da Estratégia da Saúde da Família (ESF), orientando sobre o cadastro para vacinação.

SERVIÇO

Telefone 0800 275 1475 - para pessoas que realizaram o preenchimento dos seus dados no Saúde Digital e que não receberam confirmação do cadastro por e-mail poderem consultar a efetivação do cadastro.

Vacinação no Ceará


 

Quero receber conteúdos exclusivos da cidade de Fortaleza