Cães e gatos com sintomas serão testados para Covid-19 em Seul

Veterinária dá dica de como prevenir que os animais de estimação se contagiem com o novo coronavírus

Escrito por Redação ,
Gato britânico e Golden Retriever se abraçando
Legenda: Casos de infecção por Covid-19 em animais foram registrados em diferentes partes do mundo, como no Brasil, nos Estados Unidos e na Bélgica
Foto: Shutterstock

Cães e gatos que apresentem sintomas de infecção causada pelo novo coronavírus serão testados para Covid-19 em Seul, capital da Coreia do Sul. Os animais de estimação que tiverem febre ou dificuldades respiratórias deverão ser levados pelos tutores aos locais de testagem. As informações são do Uol.    

Em um primeiro momento, a Prefeitura de Seul recomendou que apenas cães e gatos que tiveram contato com humanos portadores do vírus passem pela verificação.   

Caso o diagnóstico seja positivo, o animal deve ficar em casa. Diferente da recomendação de isolamento para humanos, na cidade os pets não precisam ficar quarentenados, já que não há indícios que eles sejam capazes de transmitir o novo coronavírus.   

A ação foi tomada após o país registrar, no fim de janeiro, o primeiro caso de gato infectado pelo vírus. A suspeita é que duas mulheres diagnosticadas com a doença tenham tido contato com animal durante uma hospedagem.   

Veja também


Casos de infecção por Covid-19 em animais foram registrados em diferentes partes do mundo, como no Brasil, nos Estados Unidos e na Bélgica, mas, até o momento, não há indícios de que qualquer espécie exerça papel importante na cadeia de transmissão entre humanos.   

Como prevenir que o animal se contagie  

Para evitar o contágio do seu pet é necessário que o dono também esteja seguindo as recomendações da Organização Mundial de Saúde (OMS). Pois, embora os animais domésticos não possam transmitir a doença para seus cuidadores, o inverso pode acontecer, explica a virologista, professora do curso de Medicina Veterinária da Universidade Estadual do Ceará (Uece) e membro do Grupo de Trabalho de Combate ao Coronavírus na Uece, Maria Fátima da Silva Teixeira.  

“Os principais cuidados para proteger o seu bichinho é o seguinte: evitar aglomerações”, diz Maria Fátima. Segundo a virologista, o recomendado é também não permitir que outras pessoas acariciem o animal, “porque elas podem ter o vírus nas mãos e transmitir”.  

Meu pet está com Covid-19, o que fazer?  

O tratamento será semelhante ao adotado por humanos: evitar que o bichinho tenha contato com outros para impedir que ele transmita para outros animais. É necessário fazer a desinfecção do ambiente em que ficará isolado e higienizar bebedouros e comedouros. Além de “deixá-lo mais à vontade, menos estressado, procurar algum tipo de brinquedo em casa, para que ele possa se distrair e não ficar muito estressado”, detalha Maria. 

Assuntos Relacionados