Como se proteger de raios? Saiba o que pode atrair descargas e o que fazer

Dezenas de manifestantes ficaram feridos ao ser atingidos por raio em Brasília.

Escrito por
Carol Melo carolina.melo@svm.com.br
(Atualizado às 21:50)

Tempestades com raios podem representar um risco à saúde, como o caso desse domingo (25), no qual dezenas de pessoas ficaram feridas após a queda de uma descarga elétrica na região da Praça do Cruzeiro, em Brasília, quando acompanhavam o fim da caminhada do deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG).

Na ocasião, mais de 80 pessoas precisaram de atendimento médico, a maioria em decorrência de quadro de hipotermia, conforme o Corpo de Bombeiros do Distrito Federal (CBMDF) detalhou à imprensa.

Segundo a Biblioteca Virtual em Saúde, ao atingir diretamente uma pessoa, um raio pode causar sérios danos à saúde, afetando órgãos como coração, pulmões e sistema nervoso, além de queimaduras graves. 

A seguir, o Diário do Nordeste explica o que pode atrair descargas elétricas durante temporais, como se proteger e se é seguro ficar em casa.

O que pode atrair um raio? 

Em uma tempestade há uma intensa atividade elétrica no interior das nuvens. Essa energia pode atingir o solo verticalmente em forma de raio. No Ceará, esses eventos adversos são comuns entre dezembro e maio — meses mais chuvosos.

Segundo o Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE), alguns fatores podem atrair descargas elétricas, como permanecer em áreas abertas, por exemplo, praças, estacionamentos e praias.

A autoridade orienta que ao perceber nuvens carregadas e trovoadas, o indivíduo deve imediatamente procurar abrigo em ambiente fechado ou carro não-conversível (com janelas e portas fechadas). 

Se não houver nenhum local seguro por perto, o ideal é se agachar, mantendo os pés juntos e colocando as mãos nos joelhos e a cabeça entre eles, até a tempestade passar, e não ficar deitado.

Outra indicação é evitar ficar próximo de estruturas metálicas, como grades e cercas. O Grupo de Eletricidade Atmosférica (Elat) também destacou, à Agência Brasil, a importância de não usar guarda-chuva em áreas abertas

No entanto, essas recomendações não foram seguidas pelos presentes no evento. Em vídeos, compartilhados nas redes sociais, é possível observar o momento em que o raio atinge os manifestantes quando eles estão amontoados, sob forte chuva, usando guarda-chuvas e próximos a grades de contenção metálicas.

Outras recomendações importantes, conforme a Biblioteca Virtual em Saúde, são: 

  • não segurar objetos metálicos longos, como vara de pescar, etc.;
  • não ficar próximo de árvores, cercas, trilhos, postes e linhas de energia elétrica, (que atraem os raios);
  • não permanecer em locais abertos, como no topo de morros ou cordilheiras, praias, campos de futebol;
  • não permanecer em varandas, sacadas, toldos e deques;
  • não dirigir ou se abrigar em veículos sem capota, como tratores, motocicletas e bicicletas;
  • não usar equipamentos elétricos ou o telefone.

Veja também

 

É seguro ficar dentro de casa com raios?

Durante um temporal com descargas elétricas o Corpo de Bombeiros alerta que há alguns riscos mesmo estando dentro de casa, então recomenda as seguintes medidas:

  • evitar utilizar equipamentos e eletrodomésticos que estejam ligados à rede elétrica, como o celular carregando, por exemplo;
  • evitar utilizar o telefone com fio (o sem fio pode ser utilizado);
  • não ficar próximo a tomadas, canos, janelas e portas metálicas.

Caso alguém seja atingido por um raio, a corporação recomendar que o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) seja imediatamente acionado, através do número 192. 

Assuntos Relacionados
Artur Bruno
23 de Fevereiro de 2021
Priscila Resende
21 de Novembro de 2020
Artur Bruno
01 de Setembro de 2020