Agente jovem ambiental

Escrito por Artur Bruno ,

O Governo do Estado do Ceará, por meio da Secretaria do Meio Ambiente (Sema), abriu inscrições para o Programa Agente Jovem Ambiental (AJA), obtendo intensa procura. Em resumo, o AJA oferece oportunidade de capacitação na área ambiental para dez mil jovens cearenses, entre 15 e 29 anos de idade, de famílias que estão no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico), matriculados em escola pública, ou com o Ensino Médio — ou Educação de Jovens e Adultos — completo, também em escola pública.

Programa será executado, coordenado e monitorado pela Sema, por meio da Coordenadoria de Educação Ambiental e Articulação Social, e financiado com recursos da Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace). Os selecionados passarão por capacitação em educação ambiental, realizada pela Sema, em formato de Ensino à Distância (EaD), com duração de 60 horas/aula. Eles terão auxílio financeiro mensal correspondente a 200 reais.

Trata-se de um programa que une inclusão social e educação ambiental. Os jovens aprenderão a fazer projetos para melhorar o meio ambiente de seus municípios, viabilizando o desenvolvimento de suas competências e habilidades, ampliando as oportunidades de geração de renda e o protagonismo juvenil, focando na melhoria da qualidade de vida e na preservação do meio ambiente. 

Além disso, o AJA é um poderoso instrumento para reverter um quadro preocupante: toda uma geração de jovens que nem estudam, nem trabalham de maneira formal e nem estão procurando emprego: um universo de quase 700 mil jovens no Estado, segundo estudo do Instituto Dragão do Mar e do Laboratório das Artes e das Juventudes da Universidade Federal do Ceará (Lajus/UFC), em parceria com o Instituto Oca. Com certeza, o AJA terá grande repercussão na construção de um Ceará sustentável.

Artur Bruno
Secretário do Meio Ambiente do Ceará

Assuntos Relacionados