Enem Digital: versão virtual da prova será aplicada pela primeira vez neste domingo (31)

O segundo dia do exame acontece no dia 7 de fevereiro

Legenda: A edição impressa da prova ocorreu nos dias 17 e 24 de janeiro
Foto: José Leomar

A primeira aplicação da história da versão digital do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) acontece neste domingo (31). Cerca de 93 mil candidatos devem participar da prova em 104 cidades espalhadas pelo País. A segunda parte do exame acontece no dia 7 de fevereiro.    

Os testes fazem parte da edição 2020 do Enem, que teve a versão impressa aplicada nos dias 17 e 24 de janeiro. 

Neste domingo, os participantes farão questões sobre ciências humanas, linguagens e a redação. Os portões dos locais de prova serão abertos às 11h30 e fechados às 13h, seguindo o horário de Brasília. As provas terão início às 13h30 e finalizadas às 19h.

Veja também


Por questões de segurança, os candidatos não poderão realizar a prova em casa, eles terão que se descolocar até os locais de aplicação. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) selecionou cerca de quatro mil laboratórios de informática de escolas e universidades. Cada sala estará equipada com vinte computadores, todos bloqueados para acesso à internet e a documentos internos. 

Por ser a versão piloto, os candidatos responderão às questões de múltipla escolha no computador, mas ainda farão a prova de redação no papel. Conforme o Inep, a medida acontece para garantir a comparabilidade entre todos os candidatos, tanto os que fizerem a prova digital como os que fizeram a versão impressa do Enem.  

No segundo dia de exame, a caneta preta também poderá ser usada. Os participantes receberão uma folha de rascunho para fazer os cálculos das provas de exatas à mão, caso desejem.

Os computadores só terão acesso às provas. Os candidatos não terão acesso, por exemplo, à internet ou à calculadora. Na tela, quando a prova começar, aparecerão todas as questões. Será possível clicar em qual deseja acessar. O sistema também permite que o candidato escreva na tela com o mouse e que marque as questões para depois poder voltar nelas, por exemplo. 

A versão impressa do Enem 2020 aconteceu nos dias 17 e 24 de janeiro e contou com a abstenção de mais de 50% dos participantes nos dois dias de aplicação das provas.

Medidas de segurança contra a Covid-19

Por causa da pandemia do novo coronavírus, o Enem terá regras especiais de biossegurança. Este ano, além do documento oficial de identificação com foto e da caneta esferográfica de tinta preta, a máscara de proteção facial passa a integrar a lista.

É recomendado que os participantes levem máscaras extras para trocar durante a prova. Eles deverão permanecer de máscara, cobrindo o nariz e a boca durante toda a aplicação do exame, exceto quando forem comer. Caso isso não seja feito, os candidatos poderão ser eliminados. Haverá álcool em gel nos locais de prova para que os estudantes higienizam as mãos, mas é permitido que os participantes levem seu próprio produto caso desejem. Os computadores serão separados por espécies de cabines, para ajudar na proteção dos participantes.  

Quem tiver com sintomas de covid-19 ou de outra doença infectocontagiosa não deve comparecer ao local do exame. A medida é necessária para que o novo coronavírus não se espalhe e mais pessoas sejam contaminadas. Nesses casos, os candidatos poderão fazer a prova na data da reaplicação, nos dias 23 e 24 de fevereiro. Para isso, poderão fazer o pedido pela Página do Participante. A data para que os pedidos sejam feitos ainda será divulgada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).  

O que levar 

A lista do que pode ou não também é semelhante ao Enem impresso. Os participantes podem levar a própria água e/ou bebidas não alcoólicas e lanche. 

Além disso, caso necessitem comprovar que participaram do exame, os estudantes podem, na Página do Participante, imprimir a Declaração de Comparecimento para cada dia de prova, informando o CPF e a senha. A declaração deve ser apresentada ao aplicador na porta da sala em cada um dos dias. Ela serve, por exemplo, para justificar a falta ao trabalho.