A questão já havia sido usada na prova de 2009 e voltou a ser inserida na edição de 2020
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) comunicou a anulação de uma questão do segundo dia de provas do Enem Digital 2020, aplicado neste domingo (7).
A pergunta incluída na prova de Matemática e Suas Tecnologias já tinha sido cobrada na reaplicação da edição do exame para Pessoas Privadas de Liberdade (PPL) em 2009.
A questão apresenta um gráfico cartesiano com a trajetória de um robô durante seis segundos. Os estudantes deveriam calcular a coordenada do robô após 18 segundos de acordo com as medidas do gráfico. Diversos sites preparatórios para o Enem trazem a questão em simulados e exercícios.
Segundo o Inep, os alunos não devem ser prejudicados pela questão anulada. Isso é possível devido a metodologia da Teoria de Resposta ao Item (TRI), que calcula a nota com base na coerência do padrão de resposta do aluno e na complexidade de cada item. Por isso, o número de questões acertadas não é o mais importante para a nota.
“A anulação de uma questão, ou mesmo a aplicação de provas com itens diferentes, não compromete o processo de estimação da nota dos participantes”, diz o instituto em nota ao Diário do Nordeste.
Confira a posição do item nos cadernos de questões do Enem Digital 2020:
- Questão 140 do Caderno 5 (Amarelo)
- Questão 148 do Caderno 6 (Cinza)
- Questão 157 do Caderno 7 (Azul)
- Questão 165 do Caderno 8 (Rosa)
Questões anuladas na prova impressa
Duas questões também precisaram ser anuladas pelo Inep na aplicação da prova impressa do Enem 2020. Uma questão de Ciências da Natureza e outra de Matemática foram anuladas no gabarito oficial.