Com Cemitério do Bom Jardim superlotado, Fortaleza abre edital para empresa exumar e remover corpos

Esse é um procedimento comum a qualquer cemitério, realizado periodicamente para abertura de novas vagas

Escrito por Redação , ceara@svm.com.br
Cemitério público de Fortaleza está superlotado
Legenda: Equipamento do Bom Jardim é maior cemitério público de Fortaleza
Foto: Foto: Paulo Alberto/SVM

Um dos diversos impactos da pandemia em Fortaleza foi a sobrecarga do sistema funerário. O cenário levou ao limite o principal equipamento público da cidade: o Cemitério Parque Bom Jardim, que terá corpos exumados para possibilitar a abertura de novas vagas.

A Prefeitura de Fortaleza abriu licitação para receber propostas de empresas que executem os serviços de remoção, acondicionamento e traslado dos corpos e restos mortais. As informações estão publicadas no Portal de Compras do Município. 

Veja também

Esse é um procedimento comum a qualquer cemitério, realizado periodicamente para abertura de novas vagas. A exumação é permitida por lei após mais de 5 anos do enterro, segundo o edital. Os corpos e restos mortais serão transferidos, em urnas, das sepulturas para os ossuários do cemitério. Os jazigos que apresentarem danos estruturais serão recuperados.

A quantidade de vagas para sepultamentos está bem limitada, tendo em vista que no último ano não houve abertura de novas vagas. É de extrema necessidade a exumação daqueles que já cumpriram o prazo legal.
Prefeitura de Fortaleza
Em edital de licitação

Fortaleza tem, hoje, 5 cemitérios públicos, para sepultamentos gratuitos, voltados à população de baixa renda: Cemitérios São Vicente de Paula, no Mucuripe; Santo Antônio, no Antônio Bezerra; São José, na Parangaba; de Messejana e do Bom Jardim, em bairros homônimos.

De acordo com o Município, eles “recebem todos os meses uma grande demanda, principalmente o do Bom Jardim, por ter o maior número de vagas”.

De acordo com o edital, o Cemitério Parque Bom Jardim tem cerca de 250 vagas para adultos, 894 para crianças ou membros corporais e outras 250 de tamanho “extra grande”. O equipamento realiza, em média, 15 enterros por dia.

Os cemitérios públicos de Fortaleza, possuindo grande demanda, necessitam urgentemente dos serviços de exumação, tendo em vista a necessidade de atendermos à população de baixa renda.
Prefeitura de Fortaleza
Em edital de licitação

Num cálculo superficial, é como se a capacidade atual, se não for estendida, só atendesse a demanda por cerca de 3 meses, “o que demonstra urgência da resolução da situação”, como cita o documento publicado pela prefeitura. 

De acordo com a gestão municipal, a estimativa é de que sejam gastos R$ 4,2 milhões com os serviços. O documento não especifica quantas novas vagas serão abertas após as exumações.

Capacidade máxima

O Cemitério Parque Bom Jardim foi fundado em 1994 e, aos 16 anos de funcionamento, viu a capacidade esgotada pela primeira vez.

No ano de 2010, havia zero vagas disponíveis para sepultamentos dentro dos 82 mil m² de extensão, sendo necessário, então, realizar as primeiras exumações.

Avanço da Covid

No início da pandemia, para evitar a falta de leitos para sepultamento, a Prefeitura de Fortaleza solicitou, em abril de 2020, uma licitação para aumentar a capacidade do Cemitério Bom Jardim.

Naquela época, cerca de 4.753 jazigos e 18.144 ossuários foram licitados e construídos conforme a demanda. Atualmente, o cemitério dispõe de uma média de 2.000 vagas para pronto-sepultamento.

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.