Saiba quem é Faustão, sobrinho de Zinho e miliciano morto pela polícia no RJ
Miliciano chefiava rondas feitas na Zona Oeste do Rio, e disputava territórios na capital fluminense
O miliciano Matheus da Silva Rezende, conhecido como “Faustão” e “Teteu”, foi morto durante confronto com agentes da Polícia Civil, nesta segunda-feira (23), no Rio de Janeiro. O criminoso é sobrinho do miliciano Luís Antônio da Silva Braga, o "Zinho", responsável por comandar a maior milícia do estado fluminense. A morte de Faustão, que seria o segundo da linha de sucessão dessa milícia, desencadeou diversos ataques contra ônibus.
Pelo menos 35 veículos foram queimados até o início da noite de hoje. A operação da polícia contou com o apoio de unidades especializadas e da Coordenadoria de Recursos Especiais (Core).
Veja também
As investigações apontaram que Faustão era considerado o principal "homem de guerra" de Zinho em meio às disputas de territórios no Rio. O sobrinho chefiava rondas feitas pela milícia de Zinho na Zona Oeste da cidade.
O Ministério Público do Rio de Janeiro (MPRJ) detalhou que a organização criminosa, nos bairros que controlam, cobra “taxas” de comerciantes e prestadores de serviços.
Entenda o crime
O miliciano Faustão foi morto após ser baleado em uma troca de tiros com agentes da Coordenadoria de Recursos Especiais (Core), do Departamento Geral de Polícia Especializada (DGPE) e da Polinter.
Segundo a publicação, ele é o terceiro da família a morrer em confrontos com a Polícia Civil do Rio. Além dele, foram mortos Carlos Alexandre da Silva Braga, o Carlinhos Três Pontes, durante operação da Delegacia de Homicídios da Capital em 2017, e Wellington da Silva Braga, o Ecko, em 2021.