Nova Carteira de Identidade: é preciso trocar? Como emitir? Tire dúvidas sobre o documento

As principais novidades do documento são a ausência do campo "Sexo" e a presença de um nome único

Escrito por Redação ,
Modelo da nova carteira de identidade
Legenda: As novas carteiras serão confeccionadas a partir de julho.
Foto: Divulgação/Governo Federal

A nova Carteira Nacional de Identidade (CNI), anunciada pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) na última quarta-feira (17), causou dúvidas aos brasileiros. É preciso trocar? Como emitir o novo documento? O Diário do Nordeste preparou um tira-dúvidas sobre o assunto, com informações do Governo Federal.

As principais novidades do documento são a ausência do campo "Sexo" e a presença de um nome único - sem "Nome social" e "Nome do Registro Civil". O MGI tornou a identidade mais "inclusiva" a pedido do Ministério dos Direitos Humanos e Cidadania (MDH).

"Pretendemos que seja um instrumento que permita a reconstrução da relação de cidadania entre o Estado e o cidadão, que a gente saiba com quem a gente está falando e que essa pessoa possa exigir do Estado seus direitos e cumprir seus deveres, além de ser reconhecido como uma pessoa", justificou o secretário de Governo Digital, Rogério Souza Mascarenhas.

460 mil
identidades físicas foram emitidas, até abril de 2023, e mais de 330 mil baixadas no aplicativo Gov.Br, segundo o Governo Federal.

Governo Federal detalhou o funcionamento e as características da Carteira Nacional de Identidade Tira-dúvidas sobre a nova Identidade

Assuntos Relacionados