Mortes causadas por suposta overdose de 'droga K' em presídio de MG são investigadas

Seis óbitos de detentos ocorreram entre dezembro de 2023 e abril deste ano

Escrito por Marcos Moreira , marcos.moreira@svm.com.br
Presídio Antônio Dutra Ladeira em Minas Gerais
Legenda: Seis detentos morreram por suposta overdose da ‘droga K’ no Presídio Antônio Dutra Ladeira
Foto: Reprodução/Google Maps

As mortes de seis detentos por overdose da chamada ‘droga K’, conhecida por causar um 'efeito zumbi', estão sendo investigadas pela Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública de Minas Gerais (Sejusp). Os óbitos ocorreram entre dezembro de 2023 e abril deste ano no Presídio Antônio Dutra Ladeira, no município mineiro de Ribeirão das Neves. 

Em nota ao Diário do Nordeste, a Sejusp apontou que mortes foram causadas “supostamente por overdose de substância entorpecente denominada K”. A pasta explicou que as ocorrências estão em apuração administrativa por parte da unidade prisional.

Veja também

A investigação do caso está sendo conduzida pelo Departamento Penitenciário de Minas Gerais (Depen-MG) e pela Polícia Civil do Estado.

A Sejusp não indicou como os detentos tiveram acesso aos entorpecentes, mas enfatizou que viabiliza campanha interna sobre os malefícios do consumo de álcool e drogas. “Revistas são feitas de forma rotineira em visitantes e nas celas, com o objetivo de coibir a entrada e permanência de materiais ilícitos na unidade prisional”, acrescentou.  

Os óbitos de outros sete presidiários nos últimos dias estão sob investigação. As mortes também ocorreram em Ribeirão das Neves, mas no Presídio Inspetor José Matinho Drumond. Segundo a Secretaria de Segurança Pública mineira, não há relação das mortes da penitenciária com o possível uso de drogas.

“Em nenhuma das ocorrências os presos apresentavam lesões aparentes. As causas das mortes estão em apuração administrativa pela unidade prisional e, também, em apuração pela Polícia Civil. Todos os procedimentos necessários nos casos de óbitos foram realizados pela unidade prisional, que aguarda laudos da perícia”, ressaltou a Sejusp. 

DROGAS K

De acordo com o Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), os canabinoides sintéticos, popularmente conhecidos como drogas “K” (K2, K4, K9), são uma classe de substâncias psicoativas que imitam os efeitos do princípio ativo da maconha, mas com maior poder de vício.

O entorpecente é conhecido por causar um 'efeito zumbi'. A expressão dos usuários muda, lembrando o comportamento dos zumbis de filmes e séries. Entre os efeitos colaterais, estão o aumento da agressividade e até convulsões.

O K9 é uma droga sintética que utiliza como base um canabinoide criado em laboratório. A substância é comercializada em papel e apesar de ter a mesma substância, não tem relação com a maconha.

Assuntos Relacionados