Morre Washington Olivetto, um dos maiores publicitários do Brasil, aos 73 anos
Ele foi um dos profissionais que mais recebeu premiações internacionais na área da propaganda
Aos 73 anos, o publicitário brasileiro Washington Olivetto faleceu na tarde deste domingo (13), no Rio de Janeiro. Ele estava internado há meses com complicações pulmonares, e morreu de falência múltipla dos órgãos.
Entre suas principais criações, estão campanhas como o Garoto Bombril, o casal Unibanco, O primeiro sutiã e a Democracia Corinthiana. Ele também passou pelas principais agências do país, como W/Brasil, DPZ e WMcCann.
Olivetto deixa três filhos: Homero, Antônia e Theo.
Carreira consolidada
Olivetto nasceu em São Paulo, em 1951. Entre as conquistas da carreira, ele acumula o título de único publicitário não anglo-saxão no Hall of Fame do The One Club de New York e no Lifetime Achievement, do Clio Awards.
Em décadas de trabalho, ele conquistou mais de 50 Leões no Festival de Publicidade de Cannes, apenas na categoria “Filmes”.
Também foi nomeado um dos 25 publicitários-chave do mundo pela revista britânica Media International e eleito duas vezes publicitário do século pela Associação de Agências Latino Americana (Alap).
O reconhecimento público de sua criatividade inspirou duas músicas de Jorge Ben Jor: “Alô, Alô, W / Brasil” e “Engenho de Dentro”. Olivetto também virou nome de pratos em restaurantes sofisticados.
Em 2013, a escola de samba Gaviões da Fiel o homenageou em avenida durante o desfile de Carnaval, cujo tema foi a história da publicidade brasileira.
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Sequestro do publicitário
Em dezembro de 2001, Olivetto sequestrado em São Paulo por criminosos argentinos, colombianos e chilenos. Os sequestradores pediram um resgate de R$ 10 milhões, mas o valor nunca foi pago.
O publicitário passou quase 3 meses em cativeiro, mas foi resgatado com a ajuda de uma estudante de Medicina. Ela suspeitou dos barulhos que vinham do quarto da casa ao lado da sua e usou um estetoscópio para averiguar a situação.