Homem é flagrado acionando explosivo no altar de igreja, em SC; veja
Caso aconteceu na maior igreja construída por imigrantes poloneses da América Latina
Um homem foi filmado acionando um explosivo no altar de uma igreja histórica em Itaiópolis, em Santa Catarina. O registro aconteceu na última quarta-feira (30), na Igreja Matriz Santo Estanislau, inaugurada há mais de 100 anos.
As filmagens mostram o suspeito se aproximando do altar e deixando o explosivo debaixo de um pano. Ele acende o objeto e foge do local, pouco tempo antes da explosão. A Polícia Civil afirmou ao g1 que iniciou um inquérito para apurar o caso.
Veja o vídeo do flagrante
Suspeito foi identificado, diz polícia
Nessa quinta-feira (31), o delegado Ulisses Gabriel, responsável pelo caso, afirmou que o homem foi identificado pelas autoridades. Porém, o nome dele não foi divulgado.
Em nota pública, a Arquidiocese de Joinville disse que acompanha, com "profunda tristeza", as investigações do ocorrido. "Reiteramos nosso repúdio a qualquer ato de desrespeito ao Sagrado e confiamos na atuação das autoridades competentes para o esclarecimento dos fatos", disse.
Caso seja preso, o homem pode responder por vilipêndio a objeto de culto religioso, crime previsto no Art. 208 do Código Penal brasileiro. A pena é de um mês a um ano de reclusão ou pagamento de multa.
Construída em 1922, a Igreja Matriz Santo Estanislau é tombada como patrimônio ao nível estadual e federal pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). Ela também é a maior igreja construída por imigrantes poloneses da América Latina.