Gabarito do Enem 2022 é divulgado pelo Inep; confira
Cadernos de questões e gabaritos estão disponíveis
Os gabaritos das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) foram divulgados na tarde desta quarta-feira (22) pelo Ministério da Educação (MEC). Os cadernos de questões e os gabaritos estão disponíveis no site do Inep.
Os resultados de cada participante do Exame serão divulgadas em 13 de fevereiro de 2023. A nota das provas objetivas de cada participante é calculada a partir da teoria de resposta ao item (TRI), variando segundo quantidade de erros e acertos.
Já a nota da redação é calculada a partir de cinco competências. O espelho da redação, no entanto, só será divulgado em abril, assim como as notas de participantes que ainda não concluíram o ensino médio. O tema este ano foi 'Desafios para a valorização de comunidades e povos tradicionais no Brasil'.
As provas do Enem foram aplicadas com quatro cadernos em cada dia (variando entre amarelo, azul, branco, cinza e rosa), com mudança das ordens das questões e da frase presente na capa.
Há também cadernos especiais para a aplicação em Libras, braile e para a aplicação digital.
Questão de matemática é anulada
O gabarito aponta que uma das questões da prova de matemática, do segundo dia do Enem, foi anulada. Abordando o conteúdo de expressões algébricas, a pergunta pedia que os candidatos indicassem qual expressão representava o salário de um vendedor.
É a questão 141 da prova rosa, 175 na prova amarela e 157 nas provas azul e cinza. Nenhum dos itens presentes está correto.
Independente da resposta marcada no gabarito, as notas dos candidatos não serão prejudicadas ou beneficiadas. O método de cálculo da nota não irá considerar a questão anulada.
Enem 2022
O exame foi aplicado em todo o Brasil nos últimos dois domingos, dias 13 e 20 de novembro.
Os participantes que tiveram problemas logísticos ou foram diagnosticados com Covid-19 em um dos dias de aplicação do Enem 2022 podem solicitar a reaplicação do exame até sexta-feira (25), pela Página do Participante. O Inep reaplicará o exame nos dias 10 e 11 de janeiro de 2023.
Segundo o ministro da Educação, Victor Godoy, no primeiro dia de prova, 26,7% dos inscritos não compareceram ao local de aplicação.
Neste dia, foram aplicadas as provas de linguagens (português, língua estrangeira, artes e educação física) e de ciências humanas (história, geografia, sociologia e filosofia) e a redação.
No segundo domingo (20), 31,9% dos inscritos não fizeram o exame. Esta foi a vez das provas de matemática e ciências da natureza (física, química e biologia).