Anvisa suspende comercialização de alimentos da Fugini, conhecida por molho de tomate

Agência identificou falhas graves no controle de qualidade e segurança

Escrito por Redação ,
Fugini
Legenda: Anvisa suspendeu distribuição e uso de alimentos da marca Fugini
Foto: Divulgação

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) suspendeu a fabricação, comercialização, distribuição e uso de alimentos da marca Fugini. Os principais alimentos da empresa são molhos de tomate e conservas vegetais.

A suspensão é válida para os produtos em estoque na fábrica localizada em Monte Alto, São Paulo. 

A medida preventiva, divulgada nesta quarta-feira (29), foi adotada por falhas graves no controle de qualidade e segurança das matérias-primas e produtos finais, bem como nos processos de controle de pragas e rastreabilidade. 

Veja também

Foram identificadas irregularidades em inspeção sanitária conjunta realizada entre Anvisa, Centro de Vigilância Sanitária de São Paulo e Vigilância Sanitária Municipal de Monte Alto.

Uso de matéria-prima vencida

A Anvisa anunciou irá publicar, na quinta-feira (30), resolução específica para lotes das maioneses produzidas em Monte Alto no período de 20/12/2022 a 21/3/2023, devido ao uso de matéria-prima vencida na fabricação. 

Além da proibição de comercialização, distribuição e uso, a nova medida deve determinar o recolhimento de lotes da maionese. Veja quais são:

  • todos os lotes da maionese Fugini com vencimento em janeiro, fevereiro ou março de 2024.
  • lotes da maionese Fugini com vencimento em dezembro de 2023 e numeração iniciada por 354

Conforme recomendação da Anvisa, estabelecimentos comerciais e consumidores que tiverem os lotes da maionese citados na resolução não devem utilizá-los e devem entrar em contato imediato com a empresa Fugini Alimentos Ltda., que deverá realizar seu recolhimento.

Posicionamento da empresa

A Fugini disse, em pronunciamento nas redes sociais, que a vistoria na fábrica de Monte Alto gerou uma ordem para alteração de alguns processos e procedimentos internos.

"Respeitamos e, rapidamente, alteramos os pontos indicados", afirma o comunicado, anterior ao anúncio da ordem de recolhimento de lotes de maionese pela Anvisa.

A Fugini ressaltou que mantém à disposição dos consumidores os canais de atendimento e o telefone 0800 702 4337.

Assuntos Relacionados