Turista grava ataque terrorista que matou 26 pessoas na Índia durante passeio de tirolesa; veja
Ataque ocorreu em região alvo de disputa
Um turista filmou, sem perceber, um ataque terrorista, terça-feira passada, dia 22, no qual militantes armados mataram ao menos 26 pessoas na região montanhosa de Jammu e Caxemira, na Índia.
Em vídeo publicado nas redes sociais, Rishi Bhatt aparece filmando uma descida de tirolesa no momento do ataque. Sorridente e aproveitando o momento de diversão enquanto filmava, ele só percebe quando passava da metade do trajeto o ataque que acontecia logo abaixo.
Veja também
Veja o vídeo do momento do ataque
Rishi disse, em entrevista à rede ANI News, que era grato ao exército indiano e que os militares chegaram rapidamente ao local. "Peguei a minha esposa e o meu filho e comecei a correr. Vimos pessoas se escondendo em um local que parecia um fosso, então não era fácil avistá-las. Nós nos escondemos lá também”, disse ele.
"Quando os tiros cessaram, pouco depois de 8 a 10 minutos, começamos a correr em direção ao portão principal. Os tiros então recomeçaram e quatro a cinco pessoas foram baleadas. Cerca de 15 a 16 turistas foram baleados na nossa frente”, afirmou na entrevista. A região montanhosa é muito visitada por turistas.
Ataque em região disputada
Ao todo, 26 pessoas foram mortas no ataque. Os turistas estavam em um retiro de verão na região montanhosa de Pahalgam.
As autoridades classificam o ataque como o pior contra civis em anos, e nenhum grupo assumiu a autoria da ação criminosa.
A região da Caxemira fica ao norte da Índia e do Paquistão, e é disputada entre os dois países desde a independência da região, que era controlada pelo Reino Unido, em 1947.
Ambos os países reivindicam o território, com cada um deles detendo controle de uma parte. Os militantes responsáveis pelo ataque buscam independência ou uma fusão com o Paquistão, que controla uma parte menor da região e, assim como a Índia, a reivindica integralmente.