Quem é Delcy Rodríguez, vice de Maduro que pode assumir presidência da Venezuela
Presidente do país sul-americano, Nicolás Maduro foi capturado pelos EUA durante ataques ao país no início deste sábado (3).
A vice-presidente da Venezuela, Delcy Rodríguez, afirmou em um comunicado transmitido na televisão pública que irá assumir o governo do país interinamente e pediu aos ministros e ao povo venezuelano que resistam à intervenção dos EUA. Ação acontece após o governo dos Estados Unidos atacar a Venezuela e capturar o presidente do país, Nicolás Maduro, na madrugada deste sábado (3),
Durante a declaração, Delcy afirmou que a Venezuela "nunca será colônia de nenhuma nação" e destacou que seu governo será apenas momentâneo, pois "a Venezuela só tem um presidente: Nicolás Maduro".
A fala é uma resposta direta ao pronunciamento do presidente dos EUA, Donald Trump, que afirmou que irá governar o país sul-americano "interinamente".
Segundo uma reportagem publicada pelo The New York Times, Delcy já teria tomado posse como sucessora de Maduro em uma cerimônia privada em Caracas, capital venezuelana.
Veja também
Quem é Delcy Rodríguez
Entre os nomes de confiança de Maduro, Delcy Rodríguez é formada em direito e foi presidente da Assembleia Nacional Constituinte da Venezuela.
Sua atuação política vem de família: o pai da vice-presidente, Jorge Antônio, era guerrilheiro e um dos dirigentes do Movimento de Esquerda Revolucionária (MIR). O irmão mais velho de Delcy, Jorge Rodríguez, que também integra o governo Maduro, foi vice-presidente de Hugo Chávez entre 2007 e 2008.
Ela ganhou destaque na cúpula do poder venezuelana em 2013, quando foi nomeada como ministra da Comunicação do País. Após exercer o cargo por dois anos, ela foi chanceler entre 2014 e 2017. Em 2018, Nicolás Maduro anunciou o nome de Rodriguéz como sua vice em meio a muitos elogios à política.
"Nomeio como vice-presidente uma jovem mulher, corajosa, aguerrida, filha de mártir, revolucionária e aprovada em mil batalhas", escreveu Maduro, à época.
Delcy afirmou que Maduro se preparava para ataques
A primeira manifestação pública de Delcy sobre a captura de Maduro ocorreu na manhã deste sábado, quando a vice-presidente afirmou, a uma rádio venezuelana, que não sabia onde Nicolás Maduro estava, e pediu uma prova de vida a Donald Trump. Durante a declaração, Delcy afirmou que o presidente da Venezuela já previa ataques agressivos por parte dos EUA.
"O presidente Maduro já havia sido muito claro e advertido o povo venezuelano de que uma agressão dessa natureza pelo desespero e de maneira energética dos Estados Unidos podia acontecer", pontuou Rodríguez.
Na ocasião, a vice-presidente afirmou "todos os planos de defesa integral da nação [estão de acordo] com o decreto que foi ordenado pelo presidente Maduro".
Algumas horas após a declaração de Delcy, o presidente dos EUA publicou uma foto de Maduro capturado, a bordo de um navio da Marinha americana. Na imagem, o líder capturado está com olhos vendados, usando abafadores, segurando uma garrafa de água e aparentemente algemado.