Papa Francisco diz que celibato de padres pode ser revisto; entenda declaração
Nesta segunda-feira (13), Francisco completa 10 anos de seu papado
O papa Francisco disse, na sexta-feira (10), que o celibato de sacerdores da Igreja Católica Ocidental pode ser revisto por ser uma prescrição "temporária". A declaração foi concedida ao jornal digital argentino Infobae.
Veja também
Nesta segunda-feira (13), Francisco completa 10 anos de seu papado.
"Não há nenhuma contradição para um padre poder se casar. O celibato na Igreja ocidental é uma prescrição tempora. Não sei se é resolvida de uma forma ou de outra, mas é temporário nesse sentido"
Na ocasião, o papa ainda declarou que o celibato pode ser revisto e explicou que, na Igreja Católica Oriental, é permitido o casamento de seus membros.
"Na Igreja Católica há sacerdotes casados. Todo o rito Oriental é casado", declarou.
Franciscou pontuou, ainda, que algumas vezes o celibato pode levar ao machismo e ressaltou a importância de nomear mais mulheres para cargos de responsabilidade no Vaticano.
O que significa celibato
O celibato é uma decisão de uma pessoa que não deseja viver em matrimônio ou que não quer manter relações sexuais com outra pessoa. Ou seja, quer permanecer solteira. Na Igreja Católica Ocidental, o celibato é regra para quem quer se dedicar ao sacerdócio, seja como freira, padre, castiçal ou qualquer outro cargo.
O celibato é exigido para que os membros da Igreja Católica se dediquem inteiramente à fé e não caíam em "pecados da carne". Assim, no sacerdócio, o celibato deve compreender também os pensamentos e comportamentos - já que impulsos podem ser considerados pecaminosos.