Papa apresenta leve insuficiência renal, sem crise respiratória, diz novo boletim neste domingo (23)
Pontífice está internado com pneumonia e infecção polimicrobiana
Papa Francisco está com quadro de insuficiência renal inicial leve, conforme informou nova atualização divulgada pelo Vaticano na tarde deste domingo (23). O boletim indica que a condição de saúde continua crítica, mas o pontífice não teve novas crises respiratórias desde a noite de sábado (22).
O papa, que tem 88 anos, foi internado no hospital Gemelli, em Roma, inicialmente por conta de uma bronquite. Internado desde 14 de fevereiro, ele foi diagnosticado como pneumonia bilateral e infecção polimicrobiana.
Papa Francisco foi submetido a transfusão de sangue com hematologia concentrada. Na manhã deste domingo, chegou a participar da Santa Missa na companhia de seus cuidadores.
"Sua plaquetopenia permaneceu estável; no entanto, alguns exames de sangue mostram insuficiência renal inicial leve, que está sob controle. A terapia com oxigênio de alto fluxo por meio de cânulas nasais continua", diz o comunicado.
O vaticano ressalta que Francisco segue vigilante e bem orientado. “A complexidade do quadro clínico e a espera necessária para que as terapias farmacológicas deem algum retorno fazem com que o prognóstico permaneça reservado”, aponta.
PAPA DEVE PERMANECER INTERNADO POR MAIS UMA SEMANA
Na sexta (21), a equipe médica de Francisco apontou que ele deve permanecer internado ao menos durante a próxima semana.
Em boletim anterior divulgado neste domingo, o Vaticano informou que o papa precisou de almofadas nasais para a aplicação de oxigênio em altos fluxos, procedimento chamado de oxigenoterapia.
Veja também
Também neste domingo, o Papa Francisco divulgou mensagem de agradecimento pelas orações à saúde dele, reforçando que ainda irá continuar “realizando os tratamentos necessários".
"Agradeço de coração aos médicos e ao profissionais de saúde deste Hospital pela atenção que me dispensam e pela dedicação com que prestam seu serviço aos doentes", disse ele.