Lula cita COP30 em discurso da Assembleia Geral da ONU

O presidente reforçou a importância da pauta ambiental e convidou as nações para a conferência

Escrito por
Milenna Murta* milenna.murta@svm.com.br
(Atualizado às 14:50)
Lula, homem branco de cabelo e barba brancos, com terno azul e gravata verde e amarela, discursando em palanque com símbolo da ONU.
Legenda: "A COP30, em Belém, será a COP da verdade", diz Lula durante discurso na Assembleia Geral da ONU.
Foto: Angela Weiss/AFP.

Entre as temáticas escolhidas para o discurso na Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) mencionou a realização da 30ª Conferência Geral das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP30), que será em Belém no mês de novembro.

Durante o discurso, o presidente relembrou o aumento do aquecimento global, que fez de 2024 o ano mais quente já registrado, e se referiu à COP30 como "a COP da verdade". "Será o momento dos líderes mundiais provarem a seriedade do seu compromisso com o planeta", destacou.

Veja também

Em sua fala, o chefe de Estado enfatizou que armamento algum poderá "nos proteger da crise climática", e criticou países que não aderem à pauta ambiental.

"Nações em desenvolvimento enfrentam a mudança do clima ao mesmo tempo em que lutam contra outros desafios. Enquanto isso, países ricos usufruem de padrão de vida obtido às custas de 200 anos de emissão de gases"
Lula
Presidente da República

Lula ainda frisou que, sem os compromissos de cada país na redução da emissão de gases do efeito estufa, as chamadas Contribuições Nacionalmente Determinadas (NDCs), "caminharemos de olhos vendados para o abismo", e reforçou o convite às nações para a conferência.

O discurso aconteceu nesta terça-feira (23) na sede da ONU em Nova York, nos Estados Unidos.

*Estagiária sob supervisão da jornalista Mariana Lazari.

Assuntos Relacionados