Joe Biden testa positivo para a Covid-19 novamente e volta ao isolamento

Casos de "rebote" são comuns entre aqueles que, como o presidente, foram tratados com Paxlovid, a pílula anticovid da Pfizer

Escrito por AFP ,
joe biden na casa branca
Legenda: O presidente testou positivo duas vezes em julho
Foto: Brendan Smialowski / AFP

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, testou positivo para Covid-19 pela segunda vez e retornou ao isolamento, embora "continue se sentindo muito bem", segundo afirmou o médico da Casa Branca neste sábado (30).

Biden, de 79 anos, "testou positivo no sábado de manhã em um teste de antígeno" e "retomará medidas rígidas de confinamento", escreveu o Dr. Kevin O'Connor em um relatório.

Veja também

O médico lembrou que casos de "rebote" são comuns entre aqueles que, como o presidente, foram tratados com Paxlovid, a pílula anticovid da Pfizer. Paxlovid é um tratamento antiviral que reduz a capacidade de replicação do vírus, retardando a progressão da doença. Deve ser tomado nos primeiros dias após o início dos sintomas.

Reinfecção

O primeiro diagnóstico do presidente norte-americano foi no último dia 21 de julho. "O presidente não voltou a ter sintomas e continua se sentindo muito bem. Sendo assim, não há motivos para reiniciar o tratamento neste momento", afirmou.

O segundo teste positivo ocorreu apenas três dias depois que O'Connor garantiu que Biden havia testado negativo para Covid-19 e não precisaria continuar o isolamento.

Biden, que recebeu as duas doses da vacina e mais duas de reforço, está determinado a "proteger todos aqueles (...) que precisam trabalhar perto dele", sejam funcionários da Casa Branca, seguranças ou sua comitiva, disse O'Connor.

 

Assuntos Relacionados