Hotel de 10 andares desaba na Argentina e deixa pelo menos um morto; bombeiros buscam desaparecidos
O desabamento ocorreu nesta terça-feira (28), no Apart Hotel Dubrovnik, na cidade de Villa Gesell
O Apart Hotel Dubrovnik, um edifício de aproximadamente dez andares localizado na cidade de Villa Gesell, na Argentina, desabou nesta terça-feira (29). Bombeiros estão, neste momento, em busca de sobreviventes. Pelo menos uma pessoa, um homem de 89 anos, não resistiu aos ferimentos e morreu, segundo o Ministério da Segurança.
Informações preliminares apontavam entre sete e nove pessoas desaparecidas. Em entrevista ao La Nación, o prefeito da cidade, Gustavo Barrera, explicou que desmoronou a parte inferior do edifício. "Houve um desabamento em um apart-hotel. [...] Bombeiros e pessoal do hospital chegaram rapidamente", disse ele.
O incidente mobilizou o ministro da Segurança da província de Buenos Aires, Javier Alonso, que foi ao local acompanhar o trabalho dos socorristas e acionou o ministro da Saúde, Mário Lugones, caso precisem ser transferidos os feridos para hospitais de assistência mais complexa.
Barrera não soube dizer se o prédio estava em obras, mas afirmou que havia uma autorização municipal para intervenções no elevador da parte frontal do edifício. "Chegaria ao terceiro andar. Mas, aparentemente, não tínhamos nenhuma licença de construção para a torre", comentou o gestor.
O impacto do desmoronamento afetou prédios próximos.
Veja também
Proprietária pode estar entre as vítimas sob os escombros
Conforme apuração do La Nación, o Apart Hotel Dubrovnik esteve fechado durante todo o ano e abriu apenas durante o verão. O local era administrado pela proprietária, Rosita, e há suspeita de que ela esteja ainda sob os escombros do prédio, que tem quase 40 anos de construção.
Os socorristas também acreditam que estejam soterrados trabalhadores de uma obra que estava sendo realizada clandestinamente no local, sem a devida autorização da prefeitura e sem o cumprimento das normas municipais.