Exército russo retoma ofensiva na cidade ucraniana de Mariupol

Rússia havia anunciado cessar-fogo de 5 horas, mas prefeitura de Mariupol disse que trégua foi violada

Escrito por AFP ,
Ofensiva militar
Legenda: Exército russo retoma "ofensiva" na cidade ucraniana de Mariupol
Foto: Sergei SUPINSKY / AFP

O exército da Rússia retomou a "ofensiva" contra duas cidades cercadas do sudeste da Ucrânia, incluindo o porto estratégico de Mariupol, informou o ministro russo da Defesa, Igor Konashenkov.

Veja também

"Devido à relutância do lado ucraniano a influenciar os nacionalistas ou a prolongar o 'cessar-fogo', as operações ofensivas foram retomadas às 18H00 de Moscou" (12H00 de Brasília), afirmou o ministro em uma mensagem de vídeo.

Na manhã de sábado, a Rússia anunciou um cessar-fogo e afirmou que abriu corredores humanitários para a saída de civis da cidade portuária estratégica de Mariupol e da vizinha Volnovakha.

Konashenkov disse que "nenhum civil" conseguiu sair das cidades pelos corredores humanitários. "Os habitantes destas cidades são mantidos por grupos nacionalistas como escudos humanos", acrescentou Konashenkov.

Cessar-fogo violado

A prefeitura de Mariupol, no entanto, acusou a Rússia de violar o cessar-fogo e adiou a evacuação dos moradores. O município pediu aos civis que estavam reunidos nos pontos de saída da cidade que retornassem para os refúgios. "Negociações estão em curso com a Rússia para estabelecer um (cessar-fogo) e garantir a instalação de um corredor humanitário", acrescentou. 

O prefeito de Mariupol, Vadim Boichenko, afirmou que a cidade, que em um período normal tem 450 mil habitantes, está submetida a um "bloqueio", sem energia elétrica, alimentos, água, gás e transportes. As forças separatistas pró-Rússia e o exército de Moscou anunciaram que a cidade está cercada. 

 

 

Assuntos Relacionados