Entenda o que é Hezbollah e a relação do grupo com Hamas e conflito em Israel
O Hezbollah tem laços estreitos com o Hamas
O grupo libanês Hezbollah, apoiado pelo Irã, entrou no conflito entre Israel e Palestina, apoiando o grupo islâmico palestino Hamas. No domingo (8), o movimento reivindicou um dos ataques, detalhando que lançou três foguetes contra três postos militares na Fazenda Shebaa, ocupado por Israel desde 1967.
O Hezbollah afirmou que o ataque foi uma demonstração de “solidariedade” com a operação terrestre, marítima e aérea lançada no sábado pelo grupo islâmico palestino Hamas a partir da Faixa de Gaza contra Israel, que deixou centenas de mortos em ambos os lados.
Após pronunciamento do Hezbollah, o exército israelense aconselhou o Hezbollah a não intervir. "Se o fizer, estamos prontos", disse o porta-voz do exército, Richard Hecht.
Veja também
O que é o grupo Hezbollah?
O Hezbollah é um dos maiores inimigos de Israel, com laços estreitos com o Hamas, que governa a Faixa de Gaza. É considerado um grupo terrorista por Israel, União Europeia e Estados Unidos.
Em 2006, Israel e o Hezbollah entraram em guerra, que resultou em mais de 1,2 mil mortos no Líbano, a maioria deles civis. Além disso, foram 160 mortos no lado israelense, em grande parte militares.
No domingo (8), a Força Interina das Nações Unidas no Líbano (FINUL) apelou à “contenção” e pediu para “evitar uma escalada mais grave”.