'Alcatraz dos jacarés': Primeiro grupo de imigrantes é levado a centro prisional na Flórida
Presidente americano disse que fará mais prisões no mesmo modelo em outros estados do país

Inaugurada na terça-feira (1), a ‘Alcatraz dos Jacarés’ já começou a receber o primeiro grupo de imigrantes ilegais em suas instalações. "Já há pessoas lá", disse o secretário de imprensa do Procurador Geral da Flórida, Jae Williams.
O centro de detenção fica localizado a 80 km de Miami, no estado da Flórida, em uma região pantanosa de reserva biológica de 600 hectares, onde anteriormente funcionava um aeroporto. Em questão de dias, a pista de treinamento de 3.300 metros virou um complexo de tendas provisórias com capacidade para receber 5.000 detentos.
"A 'Alcatraz dos Jacarés' vai receber hoje à noite centenas de imigrantes ilegais com antecedentes criminais. Próxima parada: de volta para onde vieram", disse James Uthmeier, procurador geral da Flórida em publicação no X.
Veja também
Segundo o canal americano CNN, até a semana passada, mais de 58 mil imigrantes estavam sob custódia da Imigração e Alfândega (ICE), com muitos detidos em prisões locais porque o órgão só tem financiamento para abrigar cerca de 41.000 pessoas.
Pelas estimativas iniciais, a "Alcatraz dos Jacarés" deve custar US$ 450 milhões por ano, de acordo com um funcionário do DHS (Departamento de Segurança Interna). O estado da Flórida irá arcar com os custos da instalação, e depois será reembolsado pelo governo americano.
O apelido de "Alcatraz dos jacarés" remete à prisão de Alcatraz, que fica localizada em uma ilha na Baía de São Francisco, e que foi desativada em 1963.
Ensinar imigrantes a ‘fugir de jacarés’
Na inauguração, o presidente dos EUA, Donald Trump, disse que vai ter de ensinar os imigrantes 'a fugir de um jacaré'. "Olha, cobras são rápidas, jacarés também, nós vamos ensinar eles [detentos] a fugir de um jacaré, como fugir se escaparem da prisão", disse.
Durante a rápida entrevista a bordo do Air Force One, o presidente também afirmou que o governador da Flórida, Ron DeSantis, está construindo outra prisão nesse modelo, mas não entrou em detalhes. "Vamos transformá-las em centros permanentes, que até podem servir para o sistema prisional regular", afirmou, sobre a ideia de replicar o projeto em outros estados americanos.
Protestos
O complexo prisional tem sido alvo de protestos pelo possível impacto ambiental sobre o pântano, dentro de uma reserva indígena, cujos nativos entendem ser uma região sagrada, além das instalações consideradas desumanas.
As críticas vão ao encontro com a nova política imigratória do líder americano, de que quem violar as regras de imigração sofrerá punições severas. Nesse sentido, a ‘Alcatraz dos Jacarés’ passa essa mensagem, dado o isolamento num local pantanoso infestado de mosquitos, cobras píton, jacarés e crocodilos.